quinta-feira, 8 de agosto de 2024

DE VOLTA À VELOCIDADE DA LUZ E AS VIAGENS NO TEMPO (PENÚLTIMA PARTE)

NÃO IMPORTA O NOME QUE VOCÊ DÊ AO GATO, O MIADO É SEMPRE O MESMO.

As Leis de Newton elucidaram diversas questões, mas trouxeram novos problemas que continuam intrigando os cientistas até hoje. Elas descrevem um mundo onde pessoas andam para trás, relógios retrocedem da tarde para a manhã e frutas sobem do chão para os galhos das árvores, mas, ainda que uma de suas características mais evidentes seja a direcionalidade do tempo, elas não diferenciam o passado do futuro. 

O célebre episódio da maçã, que levou Newton à conclusão de que uma força exercida pela Terra "puxa" os objetos em direção ao solo, deu azo à Lei da Gravitação Universal. Ela descreve a atração entre dois corpos massivos e explica a mecânica dos planetas, mas só se aplica satisfatoriamente ao universo macroscópico. Einstein descreveu a gravidade como uma curvatura do espaço-tempo causada pela presença de massa e energia, mas continua faltando algo que unifique Relatividade e Mecânica Quântica combine a gravidade com as outras três forças fundamentais da natureza. 

CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA

Encontros de chefes de Estado — mesmo quando se trata de republiquetas de bananas — são precedidos de minuciosa negociação. No encontro de Lula com seu colega chileno Gabriel Boric, excluiu-se a Venezuela da agenda oficial, como se os negociadores da pauta engolissem o rabo, mas deixassem o elefante de fora. O ausente Nicolás Maduro virou um tema incontornável para ambos, que já pediram ao tiranete de merda que divulgue os boletins das seções eleitorais — Boric teve o cuidado de declarar que é "difícil de acreditar" na reeleição de Maduro, mas Lula preferiu contemporizar, dizendo que "nada de anormal" ocorreu no país vizinho. A incredulidade do presidente do Chile levou o caudilho venezuelano a expulsar o corpo diplomático chileno de Caracas, enquanto a complacência de Lula manteve desobstruídos os canais do Planalto com o Palácio Miraflores. Mas a ambição da liderança regional tem custo político alto para o xamã petista, pois a oposição bolsonarista cuidará de encarece uma fatura que começa a ser cobrada nas campanhas eleitorais municipais.


A existência de singularidades (pontos do espaço-tempo onde a densidade da matéria e a curvatura do espaço-tempo se tornam infinitas) foi prevista nas equações do físico alemão, mas entender o que acontece dentro dos buracos negros é outra história. O fato de o universo se expandir a uma velocidade superluminal alimenta o moinho da "energia escura", mas a maneira como a gravidade se comporta em escala cosmológica e a energia escura interage com ela são perguntas que continuam sem resposta.

Em A Ordem do Tempo, o físico Carlo Rovelli teoriza sobre a indistinção entre passado e futuro. De acordo com ele, a "flecha do tempo", que avança do passado para o futuro, surge somente quando nos afastamos do mundo microscópico em direção ao macroscópico. Isso não significa que o mundo é fundamentalmente orientado no espaço e no tempo, mas que nós vemos as coisas na direção em que elas têm mais entropia.

Observação: A entropia é basicamente uma medida da desordem. Um baralho novo, por exemplo, tem baixa entropia, já que as cartas estão separadas por naipe e numa sequência do ás a rei. Mas basta embaralhar as cartas para aumentar a entropia do baralho (ou seja, a aparente aleatoriedade do sistema). 

Por estar indissociavelmente ligada à direção do tempo, a entropia é a única lei da física com forte direcionalidade temporal que perde essa característica quando foca coisas muito pequenas. A entropia de um cubo de gelo, por exemplo, cresce à medida que ele é aquecido, pois as moléculas se movimentam com mais liberdade no meio líquido, e mais ainda quando a água líquida se transforma em vapor. 

Continua...