O famigerado macarrão instantâneo japonês (Miojo é marca, mas virou sinônimo do produto) se tornou popular por ter preço baixo, vida útil longa, não requerer outros ingredientes além de água, ficar pronto em 3-5 minutos e ser oferecido em diversos sabores. Como nada é perfeito, ele é pré-frito, seu teor de sódio pode chegar a 1,5 g por pacote — mais da metade da recomendação diária —, e o que lhe falta em valor nutricional sobra em conservantes, aditivos artificiais e gorduras saturadas.
Já o macarrão tradicional (tanto fresco quanto seco) tem menos conservantes e aditivos, pouco sódio, cozinha em 8-12 minutos, é muito mais saudável e pode ser combinado com vegetais ou outros ingredientes nutritivos, deixando a refeição mais balanceada e apetitosa. Um molho de tomate como manda o figurino não fica pronto em menos de 2 horas, mas é possível prepará-lo com antecedência e guardar na geladeira por até 7 dias (ou no freezer por até 3 meses).
CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA
Aliados temem que o ex-presidente seja condenado e preso antes do Natal, e pressionam-no a indicar um substituto para representar a direita em 2026. Mesmo inelegível até 2030, ele reclama da velocidade e acusa "Xandão" de articular para afastá-lo da sucessão presidencial.
As defesas alegaram acesso precário aos autos, pediram impedimento de ministros e questionaram o foro, cientes de que não seriam atendidas — Gonet rejeitou as objeções dos advogados e defendeu que a 1ª Turma decida se os denunciados se tornarão réus. O deputado bolsonarista Luciano Zucco tornou a insistir que a denúncia carece de fundamentação jurídica sólida e que Bolsonaro é alvo de perseguição política. Este, por sua vez, elogiou o sistema judicial americano, tornou a questionar as eleições de 2022 e voltou a acusar Moraes e o TSE de interferirem no resultado. A proposta de anistia aos golpistas do 8 de janeiro e o protesto agendado para amanhã evidenciam que a postura dessa caterva continua golpista.
Na 1ª Turma, o prazo médio entre o recebimento das denúncias relacionadas ao 8 de janeiro e as condenações têm sido de quatro meses. Pelo andar da carruagem, Bolsonaro, os generais Augusto Heleno, Paulo Sérgio e Braga Netto, o almirante Almir Garnier, o delator Mauro Cid, o deputado Alexandre Ramagem e o ex-ministro Anderson Torres devem estar sentados no banco dos réus até o final deste mês. Até aqui, Zanin, Dino, Cármen e Fux — companheiros de turma de Moraes — têm avalizado por unanimidade decisões do relator. Mantido o padrão, a uniformidade reduzirá a margem de manobra dos advogados para formulação de recursos.
Macarronada a alho e óleo (de oliva) é um prato fácil e rápido de preparar, e fica ainda melhor com bastante queijo parmesão ralado. Outras opções rápidas são o molho pesto de manjericão feito no liquidificador, o molho de abatate com limão, azeite, sal e pimenta, que fica cremoso e saboroso e não tem lactose, e o molho de suco de limão, azeite extravirgem, sal, pimenta e ervas frescas picadas (como salsinha, cebolinha ou manjericão), que é leve refrescante.
Para os tradicionalistas, macarrão se come com molho ao sugo, feito com tomates frescos ou pelados. A versão básica surgiu por volta do século XVIII, quando o tomate passou a ser amplamente utilizado na região sul da Itália, e se tornou a base para molhos mais complexos, como bolonhesa (com carne moída), putanesca (com alcaparras, azeitonas e aliche), arrabiata (com alho, azeite e muita pimenta), entre outros.
Para os tradicionalistas, macarrão se come com molho ao sugo, feito com tomates frescos ou pelados. A versão básica surgiu por volta do século XVIII, quando o tomate passou a ser amplamente utilizado na região sul da Itália, e se tornou a base para molhos mais complexos, como bolonhesa (com carne moída), putanesca (com alcaparras, azeitonas e aliche), arrabiata (com alho, azeite e muita pimenta), entre outros.
O espaguete é o formato de macarrão mais popular e consumido em todo o mundo (entre 30% e 50% de participação no mercado, conforme a região). Eu prefiro talharim, fetuccine, farfalle, e até fusilli, mas, como dizia minha avó, o que seria do verde se todos gostassem somente do amarelo? Além disso, qualquer desses formatos vai bem com molho ao sugo, como na receita a seguir, que é a mais simples que conheço:
1) Em uma panela média, aqueça o azeite de oliva;
2) Adicione a cebola e alho picados e refogue por 2-3 minutos;
3) Acrescente o tomate pelado e cozinhe em fogo médio por 15 minutos;
4) Tempere com sal e uma pitada de açúcar e mexa bem para misturar os sabores;
5) Transfira o macarrão (cozido al dente) do escorredor para a panela do molho e misture bem;
6) Coloque a massa numa travessa, acrescente folhas de manjericão fresco e polvilhe queijo parmesão ralado a gosto.
Dica: Cozinhe a massa por um minuto a menos do tempo indicado na embalagem, ou ela passará do ponto enquanto estiver sendo misturada com o molho.