FANÁTICO É AQUELE QUE NÃO CONSEGUE MUDAR DE OPINIÃO E NÃO ACEITA MUDAR DE ASSUNTO.
Trava Zap é um tipo de mensagem maliciosa disseminada pelo WhatsApp que combina milhares de caracteres aleatórios. O objetivo é travar o mensageiro — ou o próprio celular, já que o app usa toda a memória do dispositivo para tentar processar e ler a mensagem.
De certo modo, isso faz lembrar os vírus de computador dos tempos de antanho, que pregavam sustos nos usuários produzindo sons estranhos, exibindo mensagens engraçadas/obscenas ou travando o computador. Para piorar, não é difícil de encontrar várias versões desse tipo de programa malicioso na Web, muitas vezes disfarçadas de ferramentas inofensivas. Mas vale destacar que baixar e compartilhar esse tipo de software pode expor o próprio usuário a riscos, como golpes e malwares escondidos.
CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA
Xandão não deixou dúvidas quanto à conversão de Bolsonaro e os sete cúmplices incluídos no "núcleo crucial" da denúncia da Procuradoria da República em réus. Didático, ele injetou na transmissão ao vivo da sessão um vídeo com replay do quebra-quebra de 8 de janeiro e das ações terroristas que eletrificaram Brasília nos dias que antecederam a posse de Lula — na véspera, ele já havia exibido farto material expondo os dados que reuniu para se defender dos ataques que sofre nas redes bolsonaristas. Enfático, chamou de "narrativa mentirosa" a tese segundo a qual o Supremo estaria condenando velhinhas com bíblia na mão, que passeavam num domingo ensolarado pela sede dos Poderes. Assertivo, mostrou que, das 497 condenações imposta aos vândalos, metade teve penas inferiores a três anos de cadeia, substituídas por penas alternativas, que apenas 43 receberam castigos superiores a 17 anos, que as mulheres são 32% dos condenados e os idosos, menos de 9%.
Assim, a 5 dias do 61º aniversário do golpe de 64, um ex-presidente da República enroscado num atentado à democracia dessa magnitude desce ao banco dos réus com seus comparsas, que foram seduzidos pela sublevação falhada do capitão golpista. Entre eles há três generais (Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira), um almirante (Almir Garnier), um tenente-coronel (Mauro Cid), um ex-ministro da Justiça (Anderson Torres) e um ex-chefe da Abin (Alexandre Ramagem). É imperativo, portanto, punir com todo o rigor da lei o alto-comando da organização criminosa que acionou o que a ministra Cármen Lúcia chamou de "máquina de desmontar a democracia."
Do ponto de vista político, o chefe do golpe ficou mais próximo da cadeia, e direita brasileira ganhou razões adicionais para se qualificar. Aguardemos, pois, os próximos capítulos dessa novela, que prometem ser emocionantes.
O impacto do Trava Zap mensagem pode variar de um simples travamento temporário, que pode ser resolvido simplesmente reiniciando o WhatsApp, ao comprometimento do dispositivo como um todo — situação que obriga o usuário a reiniciar o celular ou, em casos extremos, restaurar as configurações de fábrica.
Se você for alvo dessa praga e o WhatsApp travar, a primeira coisa a fazer e tentar reabrir o aplicativo, excluir a mensagem e bloquear o remetente. Se o programa continue travado, acesse as configurações do aparelho e limpe o cache do WhatsApp. Vale também tentar acessar o WhatsApp Web pelo navegador, já que algumas mensagem travam o celular mas não afetam o acesso pelo computador. Se conseguir, exclua a mensagem e bloqueie o contato.
Se nada disso funcionar, desinstale e reinstale o WhatsApp. Se o aparelho estiver completamente travado, force o desligamento ou espere a bateria acabar (a maioria dos smartphones desliga automaticamente quando o nível de carga cai a 5%).
A título de prevenção: 1) Jamais abra mensagens suspeitas — se receber um texto com caracteres estranhos e sem sentido, evite abrir, mesmo que o remetente seja uma pessoa conhecida; se for desconhecido, bloqueie o contato; 2) impeça que desconhecidos adicionem você em grupos — no WhatsApp, toque em Configurações > Privacidade > Grupos e ative a opção Meus Contatos; 3) atualize o WhatsApp regularmente e mantenha backups.
O Trava Zap se enquadra na categoria de fraude eletrônica, conforme o art. 171 da Lei nº 14.155/2021. Se você for vítima desse tipo de ataque, registre um boletim de ocorrência em uma delegacia especializada em crimes cibernéticos e busque a orientação de um advogado para tomar as medidas legais cabíveis