terça-feira, 8 de abril de 2025

RASTREAMENTO CONSENTIDO VIA FIND MY DEVICE

TEMPO PERDIDO NUNCA É RECUPERADO.

Num ambiente cada vez mais hostil, podemos querer saber onde estão nossos parceiros, filhos, pais idosos, e por aí afora. O WhatsApp possibilita o compartilhamento de localização em tempo real por 15 minutos, 1 hora, 8 horas, ou até que a pessoa monitorada encerre o compartilhamento. 

O recurso permite visualizar no mapa a trajetória do contato, e pode ser usado para coordenar encontros, monitorar deslocamentos e assegurar a segurança de amigos e familiares.

Para usar a ferramenta, basta iniciar uma conversa com o contato que você deseja monitorar, clicar no clipe de papel (na barra de digitação), depois em Localização, selecionar Localização em tempo real, tocar em Continuar e definir por quanto tempo a localização deverá aparecer no chat da conversa como um quadro do Google Maps. 

CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA

Os bolsonaristas se referem à cabeleireira Débora Rodrigues do Santos como "a mãe de família que foi condenada a 14 anos de prisão por ter usado batom para pichar a estátua da Justiça com a frase 'Perdeu, Mané'", esquecendo de lembrar (ou lembrando de esquecer) que ela é ré por ter praticados crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. 

Depois que o ministro Luiz Fux apresentou um pedido de vista — quando já havia dois votos favoráveis à condenação de Débora — "Xandão" autorizou a ré a aguardar o resultado do julgamento em prisão domiciliar. 

A PF identificou uma interrupção nos diálogos do WhatsApp entre dezembro de 2022 e a primeira quinzena de fevereiro de 2023 — o que sugere que Débora tentou apagar provas do envolvimento de nos atos, e a PGR apontou que ela participou do acampamento golpista em frente ao Quartel General do Exército em Brasília). 

Moraes anotou em seu voto que a acusada "estava indiscutivelmente alinhada à dinâmica criminosa, como se infere do vídeo divulgado por sites jornalísticos, no qual ela vandaliza a escultura e, após, mostrando as mãos conspurcadas de batom vermelho, comemora, sorrindo em direção à multidão que invadira a Praça dos Três Poderes e outros prédios públicos". 

O caso de Débora encosta no Supremo a imagem de uma instituição cujas decisões tomadas no calor da política acabam sendo percebidas como injustas. Um ministro da corte classificou como "exacerbada" a pena proposta para a "pichadora do batom", e talvez por isso o procurador-geral tenha dado uma mãozinha para baixar a fervura, pedindo o arquivamento do inquérito sobre os cartões de vacina e que a cabeleireira aguarde a conclusão do julgamento em prisão domiciliar. 

Num ambiente altamente polarizado, afloram dilemas e contradições de uma corte que, ao combater excessos, pode acabar cometendo os seus próprios, minando a autoridade que busca preservar.

Outra opção é a guia "Pessoas" no Find My Device. Ela facilita o encontro de amigos e familiares em shoppings, hipermercados, festivais ao ar livre etc. Ao selecionar uma pessoa em sua lista de contatos, você saberá a localização da pessoa, a porcentagem de bateria do dispositivo, o tempo desde a última atualização de localização e como chegar até o local onde está o contato. 

Vale destacar que, por questões de privacidade, o aplicativo precisa ser ativado manualmente. A partir desse momento, o usuário é notificado sempre que o rastreamento estiver em funcionamento, garantindo controle total sobre quem pode acessar sua localização.