quinta-feira, 21 de agosto de 2025

MAIS DICAS PARA USUÁRIOS DE SMARTPHONES

IMPERFEIÇÃO É BELEZA E LOUCURA É GENIO. ANTES SER RIDÍCULO DO QUE ABORRECIDO. 

Android e iOS estão presentes, respectivamente, em 70% e 28% dos dispositivos móveis ativos no mundo. No Brasil, Samsung, Motorola, Xiaomi e Realme dominam o mercado de smartphones Android, com 36%, 19%, 16% e 6% de participação, respectivamente. Mas "melhor" e "pior" são conceitos relativos — o "melhor celular" é aquele que cabe no bolso — tanto no sentido literal quanto no financeiro — e entrega o que promete. 

Diferentemente dos iPhones, onde tudo é padronizado, os aparelhos Motorola e Samsung permitem personalizar quase tudo — de quais gestos usar a quão sensíveis eles serão, passando por ocultar a barra de navegação e até adicionar novos comandos. Algumas funções específicas da Samsung tornam seus smartphones mais atraentes para determinados usuários, e uma de suas principais vantagens em relação ao iPhone é a flexibilidade para personalização da interface. 

CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA


Trump quer que Xandão libere Bolsonaro sem julgamento. Xandão disse ao Washington Post que vai julgar e condenar quem tiver que condenar e absolver, vai absolver. Bolsonaro odeia a realidade, mas já se deu conta de que ela é o único lugar onde ele pode obter um plano capaz de livrá-lo da cadeia depois da condenação. Antes de deixar a caserna pela porta lateral, sua "saúde de ferro" lhe rendeu o apelido de "cavalão"; até anteontem, ele se vangloriava de ser "imbrochável", "incomível" e "imorrível"; da noite para o dia, tornou-se um ex-saudável. No último sábado, uma bateria de exames — urina, sangue, endoscopia, tomografia, ecocardiograma, ultrassonografia e colonoscopia — apontou duas infecções pulmonares, esofagite e gastrite persistentes. Doenças que exigem tratamento contínuo, a exemplo das já diagnosticadas hipertensão, aterosclerose nas carótidas e coronárias, dislipidemia e refluxo.

Contando as duas infecções pulmonares como uma única moléstia e abstraindo o risco da broncoaspiração que pode vir com o refluxo, Bolsonaro acumula sete doenças. Com apenas três — Mal de Parkinson, apneia do sono e transtorno afetivo bipolar — a defesa de Collor alegou que o condenado necessitava de cuidados contínuos e acompanhamento médico especializado, indisponíveis na cadeia, e arrancou de Xandão uma "prisão domiciliar humanitária". 

De duas, uma: ou o Supremo tranca Bolsonaro numa unidade do Exército dotada de departamento médico ou serve ao capitão o mesmo refresco que Collor bebe desde maio em sua rica cobertura, na orla de Maceió.

 

Bateria e carregamento nunca foram pontos fortes da Apple. Enquanto o iPhone 16 Pro Max leva quase duas horas para carregar com potência máxima de 45W, o Motorola Edge 50 Ultra e o Edge 50 Pro chegam a 125W e recarregam totalmente suas baterias (4.685 mAh e 4.500 mAh, respectivamente) em cerca de 25 minutos. Claro que a autonomia depende tanto da configuração de cada aparelho quanto do perfil do usuário. Os celulares de antigamente passavam dias longe da tomada porque eram simples telefones móveis de longo alcance, ao passo que os atuais são verdadeiros microcomputadores ultraportáteis.

 

Além de oferecer um aplicativo exclusivo para isso (Good Lock), a Samsung permite instalar launchers de terceiros que modificam ícones, fontes, temas e muito mais, dando ao dispositivo a aparência que o usuário quiser. Na câmera, a IA da Motorola atua na captura e no pós-processamento, com estabilização inteligente, foco automático rastreável, longa exposição para efeitos criativos, enquanto o Action Shot evita borrões em movimento. Sm falar no zoom híbrido de até 100x e na gravação em 4K com estabilização óptica. 


Já os aparelhos Samsung contam com sensores de até 200 MP e tecnologias avançadas de zoom — como o Space Zoom, que chega a 100x nos modelos mais sofisticados — além de recursos baseados em IA que aprimoram consideravelmente as imagens, sobretudo em fotografias noturnas. Mesmo assim, os entusiastas da Apple acreditam que a câmera dos iPhones oferece resultados superiores.

 

Modelos premium da Motorola vêm com até 12 GB  de RAM — expansíveis a 24 GB com o RAM Boost, que utiliza parte do armazenamento como memória virtual. Já os iPhones de ponta têm até 8 GB de RAM, mas o Objective-C/Swift economiza até 40% de memória, de modo que o desempenho de um aparelho da Apple com 6 GB de RAM equivale ao de um Motorola com 8 GB. No armazenamento, ambas as marcas oferecem até 1 TB, mas só a Motorola permite dobrar esse espaço com um cartão microSD (e apenas em alguns modelos).


O desempenho das baterias dos aparelhos Samsung é superior ao dos iPhones, a recarga é mais rápida e eficiente, e o carregamento reverso, presente nas famílias Edge e Moto G, permite usar o celular como "power bank" par recarregar outros dispositivos da marca, incluindo smartphones. Nos iPhone 12 e posteriores, o MagSafe até funciona como carregador portátil, mas somente para uns poucos acessórios compatíveis. 


Outro ponto que diferencia os dispositivos Samsung do iPhone é a organização das notificações: embora a Apple tenha feito avanços para melhorar a exibição dos alertas, o iOS não dispõe de um recurso nativo para visualizar o histórico completo de notificações — como existe nos aparelhos da empresa coreana. Nesse caso, descartar uma notificação por engano significa perdê-la para sempre.


Embora o Face ID ofereça mais segurança aos usuários para desbloquear o iPhone, os leitores de impressão digital da Samsung possibilitam um desbloqueio mais rápido. Alguns modelos contam com reconhecimento facial, mas menos seguro que o do iOS. 

 

Resumo da ópera: A relevância desses e outros recursos depende diretamente do perfil de cada usuário, mas é importante levá-los em conta quando você for escolher seu próximo celular.