sexta-feira, 7 de novembro de 2025

MAIS SUTILEZAS DO WHATSAPP

AS PESSOAS VEEM AS PINGAS QUE VOCÊ TOMA, MAS NÃO VEEM OS TOMBOS QUE VOCÊ LEVA. 

Dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, a Meta foi responsável por 60% de todas as receitas de apps sociais em 2024. O TikTok disputa com Instagram, YouTube e ChatGPT o topo do ranking dos aplicativos mais baixados mundialmente, mas vale lembrar que o ChatGPT é um chatbot de IA, enquanto o TikTok se encaixa melhor como uma plataforma de entretenimento baseada em algoritmos do que como uma rede social no sentido clássico.

 

O WhatsApp nasceu como um aplicativo de mensagens instantâneas — algo como uma versão multimídia do SMS —, mas incorporou características de rede social e hoje reúne quase 3 bilhões de usuários em mais de 100 países (170 milhões só no Brasil). Como ele é atualizado constantemente, poucas pessoas conhecem algumas funções úteis que facilitam desde transferências via Pix até a organização de mensagens em listas específicas.


CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA


A segurança pública será protagonista na campanha para a próxima eleição, mas da maneira como vem sendo abordada no impacto da operação no Rio ela não tem a menor chance de ser o vetor de unificação nacional necessário ao enfrentamento efetivo dessa calamidade.

Traído pelo cacoete ideológico e injustificado desconhecimento da realidade (na frase sobre traficantes vítimas de usuários), Lula vem pisando em ovos — como geralmente acontece com quem fala do não deve — mas uma resposta além da declaração protocolar em rede social terá de ser dada à sociedade em algum momento.

Dada sua tendência a impulsos oratórios inapropriados, o petista fará um bem a si mesmo se ouvir os bons conselhos, organizar as ideias, tiver algo consistente a oferecer e, sobretudo, medir as palavras antes de se manifestar a respeito. O argumento de que não é prudente levar o tema para dentro do Palácio do Planalto está com prazo de validade vencido. 

Com o discurso de que a força bruta é o melhor remédio, a oposição — ou direita, como se queira chamar — fala bem aos ouvidos do público farto da violência, não obstante seja um palavrório sem eficácia. E a leniência tampouco dá conta do recado cruento — como se vê no Rio há mais de 40 anos, desde que Leonel Brizola proibiu a polícia de subir os morros e a elite passou a glamorizar a bandidagem — e no país como um todo, com governos pós-redemocratização evitando o tema para não serem confundidos com repressores contaminados pelos ecos da ditadura.

Pois a conta chegou e é de um presidente de esquerda a difícil tarefa de carregar a bandeira da segurança sem dividir ainda mais a nação, porque o inimigo é outro.

 

Na hora de pagar a compra no supermercado ou a conta do restaurante, você pode fazer a transferência via Pix diretamente pelo WhatsApp — ou seja, sem precisar abrir o app do banco. Após cadastrar uma conta com chave Pix e criar um PIN específico, basta digitar o valor da transferência, confirmar os dados do destinatário — que também deve ter o Pix habilitado na plataforma — e autorizar o processo com a senha ou biometria. Concluída a operação, uma notificação de confirmação aparece na tela do bate-papo.

 

Para criar lembretes de eventos (entre outras utilidades), você pode até usar o Toki AI, mas é mais simples recorrer ao recurso nativo do WhatsApp. No iOS, toque no ícone "+"; no Android, no clipe de papel. Depois, selecione "Evento", adicione o nome, a data e o horário de início, inclua uma descrição, informe o horário de término, o local e, se quiser, permita o compartilhamento do lembrete com outros convidados. A funcionalidade é ótima para organizar aniversários, encontros entre amigos ou lembrar consultas médicas, por exemplo.

 

Para quem se preocupa com privacidade, o mensageiro da Meta permite o envio de áudios de visualização única, além de fotos e vídeos temporários — evitando que as mensagens possam ser encaminhadas ou reproduzidas novamente. Para gravar um áudio nesse modo, toque no ícone do microfone, deslize para cima para ativar o modo "mãos livres" e toque no símbolo "1", que aparece acima do botão de envio.

 

Outra função prática é o escaneamento de documentos, que transforma qualquer papel em PDF com boa qualidade e pronto para compartilhamento — sem a necessidade de apps externos. No iPhone, toque no ícone "+", e no Android, no clipe de papel. Depois, selecione "Documento", toque em "Escanear Documento", aponte a câmera para a folha, ajuste as margens, toque em "Manter Escaneamento" e, por fim, em "Salvar". O arquivo será enviado ao destinatário, mas também pode ser salvo no seu celular.

 

Embora a maioria dos smartphones traga um app de anotações, muita gente acaba deixando esse recurso de lado. Uma solução mais prática é cadastrar o número de seu próprio celular no WhatsApp e enviar para si mesmo mensagens, fotos, áudios e links. Assim, o acesso ao que importa fica mais rápido e sempre à mão.


Se você gosta de firulas, vai gostar de saber que uma atualização recente do WhatsApp liberou mais de 20 cores diferentes e 30 opções de papel de parede para personalizar conversas individuais ou em grupo. Para acessar a função, abra uma conversa, toque no nome do contato (ou grupo) e selecione a opção "Tema da Conversa". Também é possível fazer o ajuste pelas configurações do aplicativo, aplicando a mudança de forma geral.

Outra novidade é o recurso "Imaginar", que permite à Meta AI criar ilustrações ou fotos realistas a partir de descrições de texto. Para usar o recurso, abra o mensageiro, acesse um chat e, no canto inferior da tela, toque no ícone de "+", no iOS, ou no clipe de papel, no Android, e selecione "Imagens de IA".

Se quiser usar imagens prontas, basta escolher uma das categorias disponíveis, selecionar a imagem desejada e tocar na seta verde para enviá-la ao contato. Para criar suas próprias imagens, toque novamente, digite as características desejadas na caixa de texto, escolha uma das opções geradas e toque no botão de envio. Se quiser salvá-la na galeria, toque na imagem e depois em "Salvar foto". Já para animar a imagem, toque em "Animar" e confira o resultado.

Como se viu, quem usa o WhatsApp somente para mandar bom-dia com florzinha, reclamar da vida em grupos de família ou encaminhar fake news com entusiasmo juvenil está subutilizando um dos apps mais versáteis da atualidade.