domingo, 25 de março de 2007

Instalações desastrosas

Se o seu PC passa a funcionar mal depois da instalação de um novo programa, a primeira providência é desinstalar esse programa.
Nas versões Me e XP do Windows, assegure-se de que a Restauração do Sistema esteja ativada e crie manualmente pontos de restauração, antes de instalar qualquer aplicativo (já comentamos, em diversas oportunidades, a utilidade dessa ferramenta).
Outra maneira de você se proteger contra esse tipo de problema é manter uma imagem completa da sua unidade de sistema, que poderá ser utilizada em caso de desastres. Para isso, é preciso dispor de um segundo disco rígido (que pode ser um HD externo), um utilitário de particionamento de disco (como o PartitionMagic), e outro, de clonagem (como o DriveImage ou o Ghost, Symantec).
O segundo disco deve ser dividido em duas partições. Numa delas você mantem uma cópia limpa do sistema operacional; na outra, uma imagem completa da unidade principal, gerada com o utilitário de clonagem. Em caso de problemas, deve-se dar o boot com a cópia limpa do sistema (os utilitários de partiçionamento de disco geralmente trazem um gerenciador de boot para isso). Depois, é só recuperar o disco principal a partir da imagem armazenada, para que tudo volte a ser como antes no quartel de Abrantes.
Amanhã, tudo correndo bem, iniciaremos o bate-papo sobre o Windows Vista (sugerido pelo meu amigo Garcês, dias atrás).
Bom domingo e um abraço a todos.