sexta-feira, 6 de julho de 2007

Munição para as cartucheiras

A Grisoft, fabricante do conhecido AVG - antivírus cuja versão gratuita disputa com o Avast a preferência dos usuários domésticos - está disponiblizando uma ferramenta que oferece proteção contra Trojans, Worms, Dialers, Hijackers, Spywares e Keyloggers. Seus arquivos de instalação embutem tanto a versão gratuita (Free) quanto a paga - o programa funciona como um "trial" por 30 dias, passando então a operar com as limitações da opção gratuita (a menos que o interessado faça o registro e pague a licença).
A interface do AVG Anti-spyware é limpa e bonita, com opções (em português) intuitivas e áreas navegáveis divididas em abas - o que facilita a organização dos recursos e, conseqüentemente, a interação com o programa. Existem diferentes métodos de verificação para avaliar o sistema (escaneamento da memória, registro, verificação rápida ou completa), e a varredura é totalmente configurável, permitindo escolher extensões de arquivos a serem analisados e fornecendo dicas de proteção. É pena que alguns dos pontos fortes do programa - dentre os quais a atualização automática e a proteção residente - sejam exclusivos da versão comercial - ou seja, na versão free, ele só funcionam durante os primeiros 30 dias).
Vale lembrar que softwares antivírus (sejam eles pagos ou gratuitos) nem sempre oferecem proteção consistente contra essas pragas, sendo imprescindível usar ferramentas dedicadas. No âmbito dos freewares, os anti-spywares mais populares são o Ad-Aware, o Spybot Search & Destroy e o Windows Defender (embora os dois primeiros não ofereçam proteção em tempo real e o anti-spyware da Microsoft - que funciona tanto na prevenção quanto na correção de problemas - seja restrito apenas a usuários de cópias legítimas do XP).
Bom final de semana a todos, bom feriado e até terça, se Deus quiser.