segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Horário de verão e hotfix da Microsoft

Complementando o adendo da postagem anterior em vista dos comentários de alguns visitantes, vale dizer que a adoção do horário de verão, no Brasil, provoca uma reação de amor ou ódio nas pessoas; poucos lhe são indiferentes, até porque ninguém criou ainda um hotfix que funcione com nosso relógio biológico.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, essa implantação tem como principal objetivo a redução da demanda máxima durante o horário de pico de carga do sistema elétrico brasileiro. Fatores como a mudança de comportamento dos consumidores e o término do expediente de trabalho, ainda com luz natural, associados ao retardo do início da utilização da iluminação pública, reduzem a coincidência do consumo de energia elétrica e acarretam queda do consumo nos horários de pico de carga no Sistema Interligado Nacional (SIN).
Assim, a 37ª edição do horário de verão (2007-2008) teve início à zero hora de ontem, devendo se estender até à meia-noite do dia 16 de fevereiro do ano que vem (nesse entretempo, nos estados das regiões sul e sudeste, todos os relógios devem permanecer adiantados em uma hora).
Voltando ao que interessa, se você deseja manter o relógio de seu PC sincronizado com um servidor de horário na Internet e, ao mesmo tempo, ajustado para o horário de verão vigente no Brasil (cujas datas de início e término variam ano a ano), valha-se do hotfix disponibilizado pela Microsoft - utilize o link fornecido na postagem da última quinta-feira e siga direitinho as instruções fornecidas na página que irá se abrir.

Entretanto, também é possível manter a hora certa sem o auxílio desse hotfix, ainda que o trabalho seja maior, porque aí será preciso reconfigurar manualmente o fuso horário do relógio do sistema duas vezes por ano.
Quem preferir fazer isso deve fazer o seguinte:

1- Desmarcar a caixa "Ajustar automaticamente o relógio para o horário de verão" na aba "Fuso horário" da janela "Propriedades de Data e Hora" (que se abre quando damos duplo clique no relógio do sistema, na Área de Notificação do XP);
2- Na data de início do "horário de verão", clicar na pequena seta para baixo que aparece ao lado da caixa do fuso horário e alterá-lo para "GMT-02:00 Atlântico Central";
3- Na aba "Data e Hora", adiantar o relógio em uma hora;
4- Na aba "Horário na Internet", marcar a caixa "Sincronizar automaticamente com um servidor de horário na Internet";
5- Clicar no botão "Atualizar agora", esperar até que apareça a mensagem informando que a sincronização foi bem sucedida, confirmar e encerrar (clicando em OK).
No dia 17 de Fevereiro do ano que vem, o usuário deverá repetir esse mesmo procedimento, mas então ajustando o fuso para "GMT-03:00 Brasília".

Bom dia a todos e até amanhã.