Já vimos que os arquivos gravados no HD, quando apagados, continuam passíveis de recuperação até que sejam sobrescritos. Isso porque os dados não são eliminados imediatamente - o comando "Delete" exclui apenas da FAT (File Allocation Table ou Tabela de Alocação de Arquivos) a entrada correspondente ao arquivo, sinalizando para o sistema que os clusters respectivos estão livres para reutilização.
Assim, se você excluir um arquivo qualquer por engano, terá grandes chances de recuperá-lo mesmo depois de esvaziar a lixeira ou de ter pressionado a combinação de teclas <Shift+Del>. Para isso, todavia, é preciso agir depressa e dispor dos recursos necessários, como os fornecidos pelo freeware Restoration 2.5.14.
O download é rápido - são apenas 229 KB - e o programinha dispensa instalação (podendo rodar também a partir de um disquete, CD, pen-drive ou outra mídia removível). Aliás, ele também executa o trabalho inverso - ou seja, elimina definitivamente os arquivos deletados -, sendo uma mão na roda quando você vende o PC, por exemplo, e deseja eliminar definitivamente do HD seus dados confidenciais, arquivos embaraçosos e outros que tais.
Mais informações e download em http://www.snapfiles.com/get/restoration.html.
Até amanhã.