terça-feira, 11 de março de 2008

PDF "na faixa"

O Portable Document Format (PDF), criado pela Adobe, consagrou-se como formato padrão para distribuição de documentos eletrônicos e formulários, sendo amplamente adotado por empresas, educadores e governos do mundo todo para otimizar a troca de documentos, aumentar a produtividade e diminuir a dependência de papel.
Os arquivos ".pdf" têm exatamente a mesma aparência dos documentos originais e preservam as fontes, imagens, elementos gráficos e layout dos arquivos de origem - independentemente do aplicativo e plataforma utilizados para criá-los.
Quase todo mundo tem o Adobe Reader instalado em seu PC, mas esse programa - disponibilizado gratuitamente pela Adobe - só permite visualizar arquivos ".pdf", e talvez você precise criar arquivos nesse formato. Então, é bom saber que existem vários softwares destinados a preencher essa lacuna, dentre os quais eu destaco o PDF Creator e o PrimoPDF, disponíveis em http://sourceforge.net/projects/pdfcreator/ e http://www.primopdf.com/, respectivamente.
Ambos os programas são gratuitos e funcionam mais ou menos da mesma maneira, ou seja, "instalando uma impressora virtual" em seu PC (um driver de impressão, na verdade, que comanda a criação de arquivos .pdf a partir de qualquer aplicativo), que converte arquivos para o formato ".pdf" em questão de segundos (mas não espere encontrar recursos sofisticados, como inserção de comentários, divisão de arquivos e preenchimento de formulários, por exemplo).
No entanto, se você raramente cria arquivos ".pdf", talvez não faça sentido manter um programa residente - até porque não é boa política instalar softwares desnecessários. Nesse caso, o melhor é recorrer a serviços "on-line" oferecidos por diversos sites que geram arquivos ".pdf" a partir de documentos enviados por upload. Dentre diversas opções, eu sugiro o ExpressPDF (http://www.expresspdf.com/) ou o PDF Online (http://www.pdfonline.com/index.htm).
Basicamente, você só precisa fazer o upload do arquivo desejado (atente para as limitações de tamanho) e informar seu endereço de e-mail para, minutos depois, receber uma mensagem em sua caixa postal com o link para download do arquivo ".pdf", no caso do ExpressPDF, ou o próprio arquivo anexado à mensagem, no caso do PDF Online.

Observação: Usuários do Word 2007 podem salvar arquivos diretamente no formato PDF, desde que baixem o suplemento apropriado. Para tanto, basta clicar no botão Office (no canto esquerdo superior da janela, ao lado esquerdo da aba Início), selecionar a opção Salvar como e o item Buscar suplementos para outros formatos de arquivo. Depois de baixar e instalar o suplemento, ao clicar no botão Office e em Salvar como, a opção salvar como PDF ou XPS estará disponível (bem como no menu Outros Formatos).

Um bom dia a todos.