segunda-feira, 23 de junho de 2008

Firefox 3.0

Até pouco tempo atrás, falar no Firefox exigia uma introdução detalhada, pois somente alguns usuários domésticos mais "antenados" tinham noção do que era e para que servia esse programa.
Hoje, todavia, a história é outra: o simpático navegador desenvolvido pela Fundação Mozilla (e escolhido como "Software do Ano" pela revista Info) vem conquistando cada vez mais usuários, e o sucesso retumbante da versão 1.0, (lançada no final de 2004) levou a Microsoft a aprimorar seu Internet Explorer - que reinava absoluto até então, com mais de 90% do mercado, a despeito de seus recursos limitados e incontáveis falhas de segurança.
Mas importa mesmo dizer é o Firefox 3 já está pronto, acabado e disponível para download. Mais que uma simples atualização (como foi o caso do Firefox 2 em relação à versão anterior), esta versão traz inovações que devem balizar as próximas gerações de ferramentas em navegadores rivais. Dentre outras novidades, ela oferece uma nova barra de endereços - apelidada de awesome bar (barra sensacional) -, um sistema de Favoritos aprimorado, um filtro de phishing mais eficiente que o anterior e maiores facilidades na hora de pausar, retomar e pesquisar downloads, sem falar na compatibilidade com os add-ons (complementos), que ficou ainda melhor.
Para concluir - até porque muitos usuários vem trocando o IE pelo Firefox por questões de segurança - vale lembrar que nem tudo são flores nesse jardim: a Fundação Mozilla postergou por três meses o lançamento oficial da nova versão (liberada no último dia 17) devido justamente a problemas relacionados ao acúmulo de falhas de segurança. E como se isso não bastasse, cinco horas após o lançamento do navegador, uma nova vulnerabilidade crítica foi identificada (o pessoal da Mozilla já está trabalhando para solucionar o bug).
Para descarregar o Firefox 3.0, o link é https://www.mozilla.com/en-US/firefox/all-rc.html#nav-main (escoha Português-Br).
Boa semana a todos.