quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ainda os Navegadores...

Pegando um gancho na postagem anterior, não custa lembrar que tanto o Firefox quanto o Chrome, o Opera e o Safari são excelentes alternativas para quem não gosta ou está tendo problemas com o browser padrão do Windows (conforme a gente já comentou em outras oportunidades, notadamente no post de 16 de março último). Entretanto, a despeito da profusão de recursos incorporados a cada nova versão desses programas, talvez o aspecto mais importante seja a velocidade com que eles conseguem abrir as páginas, e cada fabricante puxa a brasa para a sua sardinha utilizando metodologias distintas e apresentando resultados nem sempre confiáveis – talvez o melhor seja escolher uma das opções e testá-la pessoalmente durante alguns dias.
A título de curiosidade, vale mencionar que o surgimento dos browsers foi o grande responsável pela popularização da Internet entre usuários leigos em programação. As versões para Unix surgiram em 1991, mas foi o Netscape Navigator, lançado em 1994, o primeiro a exibir textos e imagens postadas em websites (ele dominou o mercado até 1997, quando foi desbancado pelo IE4). Em 1998, a Netscape fundou a Mozilla (desenvolvedora do Firefox, que hoje é o principal concorrente do IE); em 2003, a Apple criou o Safari (que ganhou posteriormente uma versão compatível com o Windows, mas cuja participação no mercado ainda é inexpressiva); no ano passado, o Google lançou o Chrome, e a Microsoft, visando recuperar sua participação no mercado, atualizou o IE para a versão 8 – segundo a empresa, o navegador mais rápido, estável e seguro já construído. Acredite se quiser.
Para concluir, resta mencionar que existem outros programinhas bem simpáticos, embora menos conhecidos. Um deles é o Maxthon, que a despeito da interface um tanto confusa, exige pouco do processador e é repleto de funções muito interessantes (mais informações e download em http://superdownloads.uol.com.br/download/129/maxthon-combo/). Outro bom exemplo é o SlimBrowser, que é muito rápido e traz verificador ortográfico e tradutor online embutido, além de bloqueador de anúncios e uma função interessante para lidar com múltiplas abas: pode-se visualizar todas as páginas da web abertas em janelas separadas, na posição vertical ou horizontal, e movê-las e redimensioná-las (mais informações e download em http://superdownloads.uol.com.br/download/85/slim-browser/).
Bom dia a todos e até mais ler.