segunda-feira, 11 de abril de 2011

Inicialização

Já mencionamos que o acúmulo de programinhas que pegam carona na inicialização do Windows sem real necessidade (alguns até criam ícones na Área de Notificação) degrada o desempenho global do sistema, e ainda que determinados aplicativos precisem estar sempre ativos – como o antivírus e o firewall, por exemplo –, manter o Adobe Reader, o iTunes, o Messenger e outros que tais em QAP permanente é, no mínimo, desnecessário.
Para prevenir essa “invasão”, fique de olho nas janelinhas que são exibidas por ocasião da instalação dos softwares e desmarque opções do tipo “iniciar junto com o Windows” ou coisa parecida. No caso de programas já instalados, caso não exista um comando que permita reverter o quadro (se existir, ele provavelmente estará sob o menu Ferramentas ou em Opções), clique em Iniciar > Executar e digite “msconfig” (sem as aspas) para abrir o UTILITÁRIO DE CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA. Em seguida, clique na aba Inicializar e desmarque as opções que você não quer que sejam carregadas automaticamente (caso precise reativar algum deles, basta repetir os mesmos passos e remarcar a opção correspondente).
Vale lembrar que muitas dessas entradas não são auto-explicativas, o que torna mais difícil decidir se elas podem ser desmarcadas sem que isso resulte em prejuízos para o sistema. Na dúvida, como diz um velho ditado, “não se mexe em time que está ganhando”, mas quem tem alguma noção do idioma do Tio Sam, pode consultar a Startup Application List  – que apresenta dezenas de milhares de itens detalhados e organizados. Além da descrição, cada um deles traz uma legenda de "status" que informa se o aplicativo deve ser deixado marcado (Y), se é desnecessário (N), se mantê-lo ou não fica a critério do usuário (U), se representa alguma ameaça à segurança do sistema (X) ou se é desconhecido (?).

Observação: Utilitários como o CCleaner, o Advanced System Care e o Revo Uninstaller (dentre outros que já analisamos e recomendamos aqui no Blog) dispõem de módulos que permitem gerenciar mais facilmente os itens de inicialização.

Um ótimo dia a todos.

EM TEMPO: A Microsoft deve lançar amanhã 17 atualizações de segurança - nove críticas e oito importantes - visando corrigir um total de 64 vulnerabilidades no Windows, Office, Internet Explorer, Visual Studio e outros produtos, além da tradicional ferramenta para remoção de malwares e de atualizações para os filtros de lixo eletrônico do Windows Mail, Outlook 2003, Outlook 2007 e Outlook 2010. Para mais informações, clique aqui.  

16 comentários:

Cris disse...

Como sempre...dicas maravilhosas! Parabéns por seu lindo trabalho.

kleber disse...

Bom dia meu amigo como vai?
valew pela ajuda sobre hospedagem porem nao consegui falar com a Vanda, mas ja resolvi.
Uma das promessas da Microsoft com o Windows 7 é sanar os problemas de desempenho e estabilidade que seu antecessor, Vista, gerou. De fato, a empresa aparentemente acertou e conseguiu melhorar neste aspecto, mas como nem todo sistema operacional é perfeito ainda existem alguns pequenos problemas do gênero, principalmente na inicialização.
Uma falha até então sem solução que ocorre é quando o usuário no lugar de um wallpaper define uma cor sólida como plano de fundo da área de trabalho, o que aumenta em até 30 segundos o tempo que o computador leva para iniciar.

Guará Matos disse...

Brother Fernandão, tudo no perfeito esquema.
Abraços e semana rica.

lucidreira disse...

Vamos guardar no caderninho de deveres de casa, para posteriori estudo do assunto. O mestre está com tudo em?
Abraço

Guilherme William disse...

Nossa, isso ai que o Kleber citou eu não sabia não...

Vivendo e aprendendo...

Anônimo disse...

Não fugindo muito do assunto, meu PC ficou lento demais após uma queda de luz.
Fui no Painel de Controle - Sistema - Geral e só havia metade da memória que eu tinha.
Abri o bicho, retirei os pentes de memória ram.
Após, recoloquei um por vez e achei o "queimado".
Até aqui, tudo normal, mas resolvi aspirar os slots e aplicar WD40 e dei uma boa lipeza nos pentes com uma borracha escolar.
Resolvido o problema.
Visualmente estava tudo perfeito, sem oxidação nem muita poeira.Cheguei a usar uma lupa para examinar os contatos.
Claro que conheçemos esta dica, mas quando tudo aparenta estar certo e aponta uma direção (memória queimada), normalmente mandamos para o técnico ou compramos outra memória.
Resumindo, antes de trocar peças ou ligar para o técnico, experimente o óbvio e poderá acertar.
Fernando,desculpe o longo comentário, mas também tem a ver com limpeza. Não exatamente virtual, mas física.

Cris disse...

Oi Fernando
Como você disse: "na dúvida, não se mexe em time que está ganhando".
À propósito, bons meteorologistas estão em falta no Brasil, se é que você me entende.
Beijo e ótimo dia pra você.

FERNANDO disse...

Oi, Cris.
Valeu, dona moça.
Bjks.

FERNANDO disse...

Oi, Kleber.
Seja uma nova versão do Windows, seja um novo modelo de automóvel, sempre convém esperar algum tempo para ver se ele se firma no mercado e, paralelamente, para que um ou outro "defeito de fabricação" seja descoberto e corrigido.
No caso do Seven, não há dúvidas de que ele conseguiu apagar a má-impressão deixada pelo malfadado Windows Vista, e a instalação do SP1 deve solucionar seus probleminhas mais notórios.
Abraços.

FERNANDO disse...

Oi, Guará.
Desejo-lhe o meusmo, meu bom.
Abração.

FERNANDO disse...

Oi, Luizão.
Melhor agora ao lê-lo, meu rei.
Obrigado por mais essa, abraços e té+ler.

FERNANDO disse...

Oi, Guilherme.
Vale o que eu disse na resposta ao nosso amigo.
Abração, meu caro, e até a próxima.

FERNANDO disse...

Oi, Anônimo.
Nada a desculpar e muito a agradecer (comentário lúcido, oportuno e pertinente).
Vale lembar que algumas das nossas postagens abrangeram esses procedimentos de manutenção (como é o caso da sequência iniciada em http://fernandomelis.blogspot.com/2008/11/cuide-bem-de-seu-pc.html, onde eu apresento um roteiro passo a passo para um faxina em regra no PC).
Providências como essa que você relata, desde que adotadas por quem tem alguma habilidade para trabalhos manuais e certa familiaridade com hardware, podem economizar tempo e dinheiro. Só faço uma ressalva em relação ao uso do WD-40, que está mais para lubrificante do que para limpador de contatos. Prefira sempre usar o produto específico (vendido em lojas de informática ou de material elético), que seca rapidamente e não engordura (portanto, não "gruda poeira").
Dependendo do caso, alcool isopropílico também é uma boa opção.
Abraços e até mais, meu caro.

FERNANDO disse...

Oi, Cris.
Sem dúvida.
Beijos.

O Blog do seu PC disse...

Na inicialização de meu sistema é apenas o antivírus e o TuneUp Utilities, pois ele possui otimização em tempo real.

FERNANDO disse...

Oi, Kevin.
Pois, é quanto menos "gente" pengando carona, mais rápido o "carro" anda. Mesmo que isso custe alguns segundos de dealay na abertura dos demais programas, eu acho que vale a pena.
Valeu, parceiro. Abraços e até mais.