quarta-feira, 9 de outubro de 2013

AGENDADOR DE TAREFAS DO WINDOWS 7

Prefira os que dizem não resolutamente aos que vacilam ao dizer sim.


Embora seja um recurso bastante útil, o AGENDADOR DE TAREFAS do Windows é desprezado pela maioria dos usuários, seja por desconhecimento, seja porque configurá-lo não é uma tarefa das mais simples.
É certo que a Microsoft poderia ter desenvolvido uma ferramenta mais intuitiva, mas você não terá grandes dificuldades em criar tarefas para abrir aplicativos em dias e horários pré-definidos se acompanhar o tutorial abaixo, que toma como exemplo a configuração do Assistente de Limpeza do Windows para execução automática semanal.

1.   Na caixa de pesquisa do Menu Iniciar, digite agendar e clique na opção Agendar tarefas (talvez seja necessário informar sua senha de administrador);
2.   No campo Ação, à direita da janela, clique em Criar Tarefa Básica, digite o nome e uma descrição (opcional) e clique em Avançar;
3.   Na tela que traz o campo Disparador iluminado, defina a periodicidade desejada (semanalmente, no nosso exemplo), preencha a data e horário de início, a frequência de repetição, o dia da semana em que o aplicativo deve ser executado e torne a clicar em Avançar;
4.   Com o campo Ação selecionado (objeto da tela que irá ser exibida em seguida), escolha a opção desejada – Iniciar um programa, no nosso exemplo – e clique novamente em Avançar;
5.   Na próxima telinha (com a opção Iniciar um programa iluminada), você tanto pode recorrer ao botão Pesquisar quanto inserir manualmente no campo Programa/script o caminho para o aplicativo desejado (no nosso exemplo, %windir%\system32\cleanmgr.exe). Ao final, clique em Avançar.

Observação: Para descobrir o caminho até o executável desejado (cleanmgr.exe, no exemplo em tela), digite limpeza na caixa de pesquisas do Menu Iniciar, dê um clique direito sobre o item Limpeza de disco (que será exibido no campo Programas), clique em Propriedades e copie o endereço que aparece na caixa Destino.

A tela final traz um resumo das configurações que você definiu. Se tudo estiver correto, clique no botão Concluir, que fará a Limpeza de disco ser executada automaticamente, conforme a programação.
Caso queira desabilitar ou excluir essa tarefa futuramente:

1.   Abra o Agendador de tarefas;
2.   Na coluna a esquerda, clique em Biblioteca do Agendador;
3.   Localize e selecione a tarefa a ser desabilitada ou excluída e, no painel Ações, clique em Desabilitar ou Excluir, conforme o caso, e confirme essa ação, se lhe for solicitado. (Para reabilitar uma tarefa desativada, siga os mesmos passos e, no painel Ações, clique em Habilitar).

Nesta postagem, este que vos escreve se ateve ás configurações elementares do Agendador de Tarefas do Seven – que já estão de bom tamanho para a maioria dos usuários comuns. Quem quiser dominar os demais recursos do programinha pode consultar os tópicos da ajuda e/ou o banco de dados da Microsoft, que disponibiliza um vasto leque de informações a propósito.

Um ótimo dia a todos e até a próxima.
Postar um comentário