terça-feira, 8 de outubro de 2013

DE VOLTA À TECNOLOGIA 4G - AGORA JÁ DISPONÍVEL PARA OS PAULISTANOS

ACREDITE EM VOCÊ, OU NINGUÉM MAIS O FARÁ.

A quarta geração de telefonia celular – ou 4G, para os mais íntimos – já foi objeto de algumas postagens aqui no Blog, embora, na época, ainda não estivesse disponível aqui em Sampa. Hoje, no entanto, já se pode dizer que essa evolução vai muito além das versões anteriores, transcendendo, inclusive, a pura e simples telefonia móvel, posto que privilegia o acesso a dados através de dispositivos que operam via IP, facultando o acesso a serviços que até então só eram alcançados através da banda larga fixa.

Para se ter uma ideia, o download de um clipe de vídeo de 50 MB, por exemplo, é concluído em apenas 13s – contra 1min27s no 3G –, o upload de um arquivo de 80 MB demora 80% menos, as videoconferências pelo Skype são fluidas e a maioria dos sites carrega na metade do tempo. Como nada é perfeito, o sinal, bastante instável, varia conforme a região onde são feitas as medições, e apenas um número reduzido de bairros conta com o serviço – que, por enquanto, só é oferecido pela Claro e pela Vivo (os preços dos aparelhos subsidiados e dos planos disponíveis podem ser obtidos nos respectivos websites).

Observação: Para acessar o 4G através de notebooks ou tablet, não é preciso trocar o aparelho, basta adquirir um mini-modem USB compatível e contratar o plano mais adequado com a operadora de usa escolha.

Abraços e até mais ler.