sexta-feira, 29 de agosto de 2014

DE VOLTA AO CRAPWARE/BLOATWARE e distinta companhia.

NO BRASIL, QUEM TEM ÉTICA PARECE ANORMAL.

Visando garantir a competitividade de seus produtos, os fabricantes de PCs trabalham com margens de lucro reduzidas, e não raro aumentam seus ganhos pré-instalando versões DEMO, TRIAL ou FREE de softwares de utilidade no mínimo discutível. Demais disso, esses programinhas ocupam espaço e, se configurados para pegar carona na inicializado do Windows, disputam memória e ciclos de processamento com aplicativos realmente úteis, razão pela qual devem ser removidos o quanto antes.
Se você precisar de ajuda para garimpar os intrusos, baixe o DECRAP; caso se ache capaz de fazer a faxina por conta própria, use o REVO UNINSTALL FREE, o ASHAMPOO MAGIC UNINSTALL ou o IOBIT UNINSTALLER 4 BETA, por exemplo, que proporcionam resultados mais aprimorados do que o dos desinstaladores nativos dos aplicativos.

Observação: Dentre outras vantagens, o uso da banda larga permite reduzir substancialmente a instalação de programas, pois a gama de serviços online – que rodam a partir do navegador e proporcionam basicamente os mesmos resultados que os freewares – vem crescendo a cada dia.

Mas o pior mesmo é a inclusão de módulos indesejáveis nos arquivos de instalação dos softwares que baixamos da Web, que se estende até mesmo pelas atualizações de programas supostamente insuspeitos, como veremos no post da próxima segunda-feira. Até lá, ria com a piadinha e assista  aos vídeos a seguir:

Esta foi o e-presidente que colocou na porta do prédio onde morava, em SBC, quando estava de mudança para o palácio do planalto;







Abraços e até mais ler. 

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

INTERNET – VELOCIDADES DE CONEXÃO E DE TRANSFERÊNCIA DE DADOS

NO BRASIL, O FUNDO DO POÇO É APENAS UMA ETAPA. 

Para complementar o que vimos nos posts anteriores, resta dizer que a naturalidade com que falamos em conexões de 100 Mbps e roteadores wireless distribuindo o sinal da Internet para tablets e smartphones pela casa afora pode ser perturbadora para quem mora onde o vento faz a curva e tem como única opção a jurássica rede dial-up. Por outro lado, até mesmo uma Bugatti Veyron SSque alcança 431 Km/h de velocidade máxima e atinge 100 Km/h está sujeita às limitações da malha viária por onde trafega. Considerando o trânsito caótico de Sampa nos horários de pico, essa máquina maravilhosa seria ultrapassada até por um pingüim (6,9 km/h), embora com pista livre e colhões para acelerar fundo, você leva a bichinha da inércia a 100 km/h em cerca de 2 segundos!
Resguardadas as devidas proporções, esse mesmo raciocínio se aplica às estradas virtuais, onde diversos fatores levam os dados a fluir com maior ou menor rapidez (para mais detalhes, clique aqui). No entanto, arrastar-se pela Rede quando se paga por um plano de 5 ou 10 Mbps (a velocidade média da banda larga fixa, no Brasil ainda é de de 2,4 Mbps) é inadmissível.
Embora você possa avaliar sua conexão através de medições manuais, é mais rápido e preciso recorrer a um Medidor de Velocidade, como os disponibilizados pela Anatel (clique aqui para conexão fixa e aqui para conexão móvel) ou os excelentes SPEEDTEST e COPEL, dentre outras opções (mais detalhes nesta postagem), lembrando sempre que lentidão anormal no carregamento de determinadas páginas ou na transferência de arquivos volumosos pode decorrer de congestionamentos na Rede, sobrecarga dos servidores e outros problemas pontuais. Então, não “solte os cachorros” no help desk do seu provedor sem antes realizar suas medições.

Observação: As Taxas de Download e Upload remetem à velocidades com que os arquivos são transferidos da Rede para o PC e deste para aquela, respectivamente. Por convenção, elas são expressas em bits por segundo e seus múltiplos (Kb/s, Mb/s), como vimos nas postagens anteriores. 

Para obter resultados mais precisos, convém fazer o teste pela conexão cabeada. O sinal distribuído pelo roteador pode variar de um ponto para outro da casa e até mesmo sumir no banheiro, por exemplo, embora às vezes chegue firme e forte na sala de estar do seu vizinho. Convém também suspender os downloads e uploads em curso, encerrar o Skype e encerrar seu cliente de emails.
Repita o procedimento várias vezes, em horários diferentes (tipo manhã, tarde, noite e madrugada), durante pelo menos dois seguidos. Quanto maiores as taxas de download e upload, melhor a sua conexão, mas lembre-se de que é normal os serviços ADSL apresentarem taxas de upload menores do que as de download. Já o PING, medido em milissegundos (ms), corresponde ao tempo que o computador leva para enviar um pacote de dados para outro computador e vice-versa (nesse caso, quanto menor esse valor, melhor será sua conexão)

Tendo tempo e jeito, assista ao vídeo abaixo.


Abraços a todos e até amanhã, se Deus quiser.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

BITS e BYTES - BASE BINÁRIA, TAMANHO, CAPACIDADE, VELOCIDADE e outras considerações

TODO AMOR É ETERNO. SE NÃO FOR ETERNO, NÃO É AMOR.

Vimos que computadores operam com números binários; que um bit pode representar apenas um de dois estados opostos – aberto/fechado, ligado/desligado, etc.; que oito bits formam um byte; e que essas grandezas são intercambiáveis, embora, por convenção, o bit e seus múltiplos representem velocidades (taxas de transferência) e o byte e seus múltiplos, tamanhos (de arquivos) e capacidades (de dispositivos de memória).
Diferentemente do que ocorre na base decimal – onde 1 Kg corresponde a 1.000 gramas, 1 megagrama (ou tonelada) a 1.000 Kg, e por aí vai –, 1 Kb equivale a 1024 bits, 1 Mb a 1024 Kb, e assim por diante (o mesmo se aplica aos múltiplos do byte). No entanto, por uma questão de conveniência – ou de apelo mercadológico –, os fabricantes de discos rígidos convertem os bytes de seus produtos usando a notação decimal, o que lhes garante ganhos bastante representativos: embora a diferença entre 1.000 e 1024 seja de apenas 2,4%, esse percentual chega a quase 10% quando a capacidade do drive alcança a casa do Terabyte – "lesando" o consumidor em aproximadamente 100 GB (99.511.627.776 bytes, para ser exato).

ObservaçãoDevido à pressão dos fabricantes de HDs, a IEC criou em 2005 um sistema alternativo que introduz o “bi” nos prefixos que remetem a grandezas binárias, dando origem ao kibibyte (KiB = 1024 bytes), ao mebibyte (MiB), ao gibibyte (GiB), ao tebibyte (TiB), ao pebibyte (PiB), ao exbibyte (EiB), ao zebibyte (ZiB) e ao yobibyte (YiB), onde cada qual multiplica por 1024 o valor do seu predecessor. A rigor, isso apenas nos deixa com dois padrões de medida conflitantes, cada qual com seus defensores, detratores e aplicações não raro tendenciosas.

Mutatis mutandis, o que foi dito até aqui se aplica também a grandezas como largura de bandataxas de download e de upload. Para entender melhor, quando você contrata um pacote de banda larga de “Um Mega”, por exemplo, sua largura de banda (ou velocidade de navegação) teórica é de 1 Mb/s (megabit por segundo), mas sua taxa de download (expressa em quilobits por segundo) é de  128 KB/s – como vimos, 1 Mb equivale a 1024 bits, e como 1 byte corresponde a 8 bits, é preciso dividir 1024 por 8 (tome cuidado para não confundir o b com o B).

Observação: O bit é usado ainda para referenciar o “tamanho das palavras” processadas pelo PC – ou seja, da sequência de bits de tamanho fixo que a CPU e o Sistema Operacional são capazes de manipular. O Seven popularizou as versões de 64 bits do Windows, cuja principal vantagem é gerenciar uma quantidade de RAM muito superior à das versões de 32 bits (8 GB na HB e 16 GB na HP contra 192 GB nas edições Professional, Enterprise e Ultimate). Isso já foi abordado aqui no Blog, de modo que você pode obter mais detalhes usando o campo de buscas da nossa homepage.

Muitas operadoras fazem suas conversões usando a notação decimal, o que reduz ainda mais as velocidades reais. Demais disso, muitos consumidores acreditam que os valores estejam expressos em megabytes, quando na verdade a grandeza usada é o megabit, o que os torna oito vezes menores, pois, como vimos, o bit corresponde a 1/8 do byte. Considerando ainda que uma vasta gama de fatores pode reduzir a velocidade de navegação (tais como congestionamento da rede em horários de pico, lentidão nos servidores que hospedam as páginas que você deseja acessar, degradação do sinal distribuído pelo seu roteador wireless, etc.), a coisa até que melhorou um bocado.

Observação: Outra confusão bastante comum se dá com os pacotes de dados limitados oferecidos pelos serviços de banda larga móvel das operadoras de telefonia celular. Nesses casos, um plano de 1 Giga, por exemplo, não referencia a velocidade, mas sim a quantidade de dados que você poderá baixar por mês antes de ser tarifado pelo tráfego excedente ou ter sua velocidade reduzida até o fechamento da fatura. Leia bem o contrato e esclareça todas as suas dúvidas com o serviço de suporte ao cliente do seu provedor.

Amanhã a gente conclui, pessoal.
 

terça-feira, 26 de agosto de 2014

BAIXA VELOCIDADE DE CONEXÃO, BITS, BYTES E OUTRAS QUESTÕES AFINS.

UM NÚMERO BAIXO DE VOTANTES É UMA INDICAÇÃO DE QUE MENAS (sic) PESSOAS ESTÃO A VOTAR (Lula).

A baixa velocidade de conexão incomodava os internautas desde o tempo em que o dial-up era padrão, quando os usuários alegavam não alcançar os 56 Kbps "prometidos" pelos fabricantes de seus modems. Aliás, no saudoso Curso Dinâmico de Hardware, eu até publiquei um artigo explicando como configurar adequadamente esse dispositivo e salientei que navegar entre 48 e 52 Kbps estava de bom tamanho, considerando que a má qualidade das linhas telefônica, as condições nem sempre adequadas do cabeamento dos imóveis, a distância entre a central e o ponto de acesso, e por aí vai. Com a popularização da banda larga e a melhoria dos serviços, todavia, os 128/256 Kbps iniciais – que então pareciam astronômicos para os recém-chegados – logo viraram coisa do passado: hoje, a velocidade média da banda larga tupiniquim fica por volta dos 2,5 Mb/s, e os principais provedores já oferecem planos de 100 Mbps, (embora nem sempre cumpram o que prometem), como veremos numa sequência de postagens que começa com a de home. Acompanhe:

Apesar de realizar cálculos monstruosos em frações de segundo, o computador só opera com enormes conjuntos de zeros e uns. Tudo o que ele carrega na memória, processa, lê e grava (de letras, símbolos e algarismos a músicas, imagens, vídeos e instruções operacionais) é representado através de números binários. Uma faixa musical gravada em MP3, p. ex., pode ter 3 MB3.072 KB3.145.728 bytes ou 25.165.824 bits – no fundo, dá tudo na mesma, o que muda é somente a forma de expressar a grandeza.
Isso causa certa confusão entre nós, seres humanos, já que estamos acostumados a fazer cálculos utilizando a base 10, mas é possível converter qualquer valor decimal em binário dividindo-o sucessivas vezes por 2, marcando 0 se o resultado for exato e 1 no caso de sobrar resto e então lendo os resultados de baixo para cima, como no exemplo à direita (a recíproca também é verdadeira, mas os detalhes fogem ao escopo desta postagem e, portanto, ficam para outra vez).
bit (abreviatura de dígito binário) é a menor unidade de informação que o computador consegue manipular, e pode representar apenas dois estados opostos – fechado/aberto, desligado/ligado, falso/verdadeiro, etc. –, expressos, por convenção, pelos algarismos 0 ou 1. Já o byte (pronuncia-se báite), é composto por oito bits consecutivos e corresponde a uma letra, número, sinal ou caractere que enviamos através teclado (com base na tabela ASCII) ou outro dispositivo de entrada de dados e instruções.
Por uma questão de convenção, o bit e seus múltiplos são usados para exprimir velocidade (taxa de transferência de dados), ao passo que o byte e seus múltiplos remetem a tamanho (de arquivos) e capacidade (armazenamento de dados). Um Kb é igual a 1024 bits; um Mb, a 1024 Kb; um GB, a 1024 MB, e assim por diante (para não errar na conversão, clique aqui).

Observação: Tanto os múltiplos do bit quanto do byte são representados pelos prefixos Kilo, Mega, Giga, Tera, Peta Exa, Zetta e Yotta, e correspondem, respectivamente, a 210, 220, 230, 240, 250, 260, 270 e 280. Ao abreviar essas grandezas, use sempre o “b” minúsculo para representar o bit e o “B” maiúsculo para representar o byte.

Diversos dispositivos seguem a notação binária, dentre os quais os módulos de memória, cartões SD, pendrives, e CDs/DVDs. Um pente de memória de 1 GB, por exemplo, contém exatamente 1.073.741.824 bytes, enquanto um CD de 650 MB é dividido em 333.000 setores de 2048 bytes cada um, totalizando 681.984.000 bytes, ou 650.39 MB.

Amanhã a gente continua. Até lá, delicie-se com a entrevista que a nossa presidenta concedeu a William Bonner dias atrás, no Jornal Nacional (clique aqui).

FORA, DILMA, LULA, PT, PETRALHAS E O ESCAMBAU! 



Tenham todos um ótimo dia.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

COMO BAIXAR VÍDEOS E EXTRAIR SOMENTE O ÁUDIO DOS CLIPES PUBLICADOS NO YOUTUBE

NÓS ESTAMOS PREPARADOS PARA QUALQUER IMPREVISTO QUE POSSA OCORRER OU NÃO (Lula).

YOUTUBE é atualizado milhões de vezes por dia com clipes sobre os mais variados assuntos, mas assisti-los em tempo real pode ser complicado para quem usa conexão discada ou tem um plano de banda larga chinfrim.
Em casos assim, o recomendável é baixar os arquivos para o PC. E como não há uma ferramenta nativa para esse fim, o jeito é recorrer a uma das diversas soluções disponíveis na Web, dentre as quais eu destaco o serviço oferecido em http://catchvideo.net/ (basta colar o URL do vídeo no campo apropriado, clicar em Catch e seguir as instruções; o download pode demorar um pouco, dependendo do tamanho do arquivo, mas o resultado é bastante satisfatório).
Escolhendo a opção .MP3 e clicando em Convert, o arquivo será convertido para esse formato antes de ser descarregado. No entanto, se a ideia for extrair o áudio dos clipes de música – até para prevenir infecções por códigos maliciosos, comuns no compartilhamento de arquivos via P2P –, eu sugiro usar o http://www.youtube-mp3.org/.

Tendo jeito e tempo, não perca os vídeos abaixo. 


E mais este:



Um ótimo dia a todos e até mais ler.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

AINDA SOBRE A MORTE DE EDUARDO CAMPOS

O HOLOCAUSTO FOI UM PERÍODO OBSCENO NA HISTÓRIA DA NOSSA NAÇÃO (Lula).

Se, ao clicar  sobre algum arquivo PDF que você encontra na Web e que pretende copiar, os comandos COPIAR/COLAR estiverem desabilitados, experimente selecionar o texto e teclar CTRL+C. Caso isso não funcione, você pode transcrever a coisa manualmente, mas não custa nada, antes, recorrer ao serviço oferecido pelo site http://www.free-ocr.com/, que funciona como como um scanner virtual com função de reconhecimento de caracteres. Com ele, para extrair o texto desejado – inclusive de imagens em apresentações em PowerPoint –, basta fazer o upload do arquivo e copiar o conteúdo a partir da transcrição exibida na janelinha respectiva.

******************************************************************************

Impressiona ver como o nosso povo é capaz de espalhar toda sorte de versões de fatos, digamos, chocantes, mas não consegue diferenciar um estadista de um populista, haja vista (a rima ocorreu por mero caso) as maracutaias que transformaram esta nação em um esgoto a céu aberto a partir momento em que os Petralhas assumiram o poder. Vejam a seguir mais uma “intriga da conspiração”:
Deus teria falado com Eduardo Campos durante culto da Assembléia de Deus de Pernambuco e a morte dele, prevista e repassada por uma mulher que estava na igreja (para saber mais, clique aquiaqui e aqui).
Corre agora a boca pequena que Juscelino da Luz teria previsto a morte do candidato durante uma cerimônia religiosa na qual uma das protagonistas vaticinou: “Grande será o cortejo para ti, homem de honra. A tua vida está em minhas mãos, e na esteira do tempo, determinarei os teus dias” (tudo isso teria sido gravado num vídeo que deverá incorporar uma edição especial sobre a vida do ex-governador).
A informação, que surgiu em um site chamado O Fuxico Gospel, provém da mesma fonte segundo a qual Luciana Gimenez estaria possuída pelo Diabo.

Teorias mais abalizadas, por assim dizer, afirmam  que o acidente ocorreu por falha do piloto, que teria mudado bruscamente em função de uma ilusão gerada pelo mau tempo (para mais informações, clique aqui). Por outro lado - e tudo sempre tem outro lado -, muita gente continua achando que essa história está mal contada, inclusive o próprio PSB. Basta garimpar a Web e saber separar leviandades daquilo que realmente dá o que pensar.

Veja mais:

Moradores do bairro Boqueirão, em Santos, relatam que a aeronave onde estava o presidenciável Eduardo Campos pegou fogo poucos instantes antes da queda e tentou desviar de prédios.


Marina Silva desistiu de embarcar na última hora, preferindo viajar num avião de carreira, juntamente com seus assessores.

Coincidentemente, na véspera de sua morte, o candidato concedeu entrevista ao jornal nacional:



Comentários serão bem vindos.


Antes de encerrar, aprecie as curiosidades a seguir:

Os 10 países onde MENOS se trabalha por ano (base 2011) para pagar impostos:

1. Maldivas: 0 hora
2. Emirados Árabes Unidos: 12 horas
3. Bahrein: 36 horas
4. Qatar: 36 horas
5. Bahamas: 58 horas
6. Luxemburgo: 59 horas
7. Omã: 62 horas
8. Suíça: 63 horas
9. Irlanda: 76 horas
10.Seicheles: 76 horas

Os 10 países onde MAIS se trabalha em um ano para pagar impostos:

1. Brasil: 2.600 horas (é mais que o dobro do 2º colocado!)
2. Bolívia: 1.080 horas
3. Vietnã: 941 horas
4. Nigéria: 938 horas
5. Venezuela: 864 horas
6. Bielorrússia: 798 horas
7. Chade: 732 horas
8. Mauritânia: 696 horas
9. Senegal: 666 horas
10.Ucrânia: 657 horas

Fonte: Banco Mundial (Doing Business 2011)

"O Brasil tem a maior carga tributária do mundo para pagar a MAIOR CORRUPÇÃO DO MUNDO". Acompanhe:

Percentual de Tributos sobre o Preço Final!

PRODUTO % Tributos/preço final


Passagens aéreas
8,65%
Transporte Aéreo de Cargas
8,65%
Transporte Rod. Interestadual Passageiros
16,65%
Transporte Rod. Interestadual Cargas
21,65%
Transp. Urbano Passag. - Metropolitano
22,98%
Vassoura
26,25%
CONTA DE ÁGUA
29,83%
Mesa de Madeira
30,57%
Cadeira de Madeira
30,57%
Armário de Madeira
30,57%
Cama de Madeira
30,57%
Sofá de Madeira/plástico
34,50%
Bicicleta
34,50%
Tapete
34,50%

MEDICAMENTOS
36%

Motocicleta de até 125 cc
44,40%

CONTA DE LUZ
45,81%
CONTA DE TELEFONE
47,87%

Motocicleta acima de 125 cc
49,78%
Gasolina
57,03%
Cigarro
81,68%

PRODUTOS ALIMENTÍCIOS BÁSICOS

Carne bovina
18,63%
Frango
17,91%
Peixe
18,02%
Sal
29,48%
Trigo
34,47%
Arroz
18,00%
Óleo de soja
37,18%
Farinha
34,47%
Feijão
18,00%
Açúcar
40,40%
Leite
33,63%
Café
36,52%
Macarrão
35,20%
Margarina
37,18%
Margarina
37,18%
Molho de tomate
36,66%
Ervilha
35,86%
Milho Verde
37,37%
Biscoito
38,50%
Chocolate
32,00%
Achocolatado
37,84%
Ovos
21,79%
Frutas
22,98%
Álcool
43,28%
Detergente
40,50%
Saponáceo
40,50%
Sabão em barra
40,50%
Sabão em pó
42,27%
Desinfetante
37,84%
Água sanitária
37,84%
Esponja de aço
44,35%

PRODUTOS BÁSICOS DE HIGIENE

Sabonete
42%
Xampu
52,35%
Condicionador
47,01%
Desodorante
47,25%
Aparelho de barbear
41,98%
Papel Higiênico
40,50%
Pasta de Dente
42,00%

MATERIAL ESCOLAR

Caneta
48,69%
Lápis
36,19%
Borracha
44,39%
Estojo
41,53%
Pastas plásticas
41,17%
Agenda
44,39%
Papel sulfite
38,97%
Livros
13,18%
Papel
38,97%
Agenda
44,39%
Mochilas
40,82%
Régua
45,85%
Pincel
36,90%
Tinta plástica
37,42%

BEBIDAS

Refresco em pó
38,32%
Suco
37,84%
Água
45,11%
Cerveja
56,00%
Cachaça
83,07%
Refrigerante
47,00%

CD
47,25%
DVD
51,59%

Brinquedos
41,98%

LOUÇAS

Pratos
44,76%
Copos
45,60%
Garrafa térmica
43,16%
Talheres
42,70%
Panelas
44,47%

PRODUTOS DE CAMA, MESA E BANHO

Toalhas - (mesa e banho)
36,33%
Lençol
37,51%
Travesseiro
36,00%
Cobertor
37,42%
Automóvel
43,63%

ELETRODOMÉSTICOS

Sapatos
37,37%
Roupas
37,84%
Aparelho de som
38,00%
Computador
38,00%
Fogão
39,50%
Telefone Celular
41,00%
Ventilador
43,16%
Liquidificador
43,64%
Batedeira
43,64%
Ferro de Passar
44,35%
Refrigerador
47,06%


Microondas
56,99%

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Fertilizantes
27,07%
Tijolo
34,23%
Telha
34,47%
Móveis (estantes, cama, armários)
37,56%
Vaso sanitário
44,11%
Tinta
45,77%
Casa popular
49,02%
Mensalidade Escolar
37,68% (ISS DE 5%)



ALÉM DISSO, VOCÊ PAGA DE 15% A 27,5% DO SEU SALÁRIO A TÍTULO DE IMPOSTO DE RENDA, ALÉM DE PLANO DE SAÚDE, ESCOLA PARA OS FILHOS, IPVA, IPTU, INSS, FGTS ETC. E O AVIÃO QUE CAI LEVA O EDUARDO CAMPOS... CADÊ A DILMA E O LULA NUMA HORA DESSAS?

E.T.: Sobrando um tempinho, vale a pena assistir a estes clipes:




Bom final de semana a todos.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

MAIS SOBRE O FUNMOODS E HIJACKERS QUE TAIS...

O MORALISTA SE PREOCUPA EM COMBATER AS TREVAS E O OTIMISTA, EM AUMENTAR A LUZ.

Em aditamento ao que vimos no post anterior, vale  conferir outras maneiras de desinstalar o FUNMOODS. Confira:

1.   Encerre todos os aplicativos em execução.
2.   Acesse o Painel de Controle e clique em Programas e Recursos.
3.   Na lista que será exibida a seguir, localize e selecione a entrada Funmoods e clique em Alterar/Remover.
4.   Na tela que se abrir dando conta de que os navegadores serão reiniciados, cliquem em Sim.
5.   Reinicie o computador.
6.   Abra o IE, clique no botão Configurações (no canto superior direito do navegador e selecione Gerenciar complementos.
7.   Pesquise em todas as categorias e assegure-se de que cada entrada do Funmoods esteja marcada como Desabilitada no canto inferior esquerdo da janela (em configurações).
8.   No menu Ferramentas, cliquem em Opções de Internet; na aba Geral, cliquem em “Usar padrão” para redefinir a página inicial. Na seção de busca da aba Geral, tornem a clicar em Configurações, eliminem o Funmoods da lista e definam seu sistema de busca preferido como padrão.

Para quem usa o Chrome:

1.   Clique no botão Menu (com três barras horizontais) no canto superior direito, selecione Configurações > Extensões, localize o Funmoods e clique no ícone da lixeira à esquerda para eliminá-lo definitivamente do seu browser.
2.   Torne a clicar em Configurações e, em Busca, selecione Gerenciar motores de busca. Localize as entradas do Funmoods, passe o mouse sobre a entrada e clique no X à direita e em Pronto quando tiver terminado.
3.   Volte ao menu Configurações, localize a seção Inicialização e, nas imediações da opção Abre uma página específica ou um conjunto de páginas, clique em Configurar Páginas, apague o Funmoods e insira qualquer página inicial que você desejar.
4.   Faça um backup do Registro (ou crie um ponto de restauração do sistema), abra o regedit, clique em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\AppID, apague as seguintes entradas e, ao final, reinicie o computador.

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\AppID\esrv.EXE;
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\AppID\escort.DLL;
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\AppID\escortApp.DLL;
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\AppID\escortEng.DLL;
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes\AppID\escorTlbr.DLL.

Espero ter ajudado.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

FUNMOODS e outros malwares. Como neutralizar e remover.

O PROFESSOR ENSINA MATÉRIAS. O MESTRE ENSINA CAMINHOS.   

Conforme eu prometi à Martha, o post de hoje será dedicado ao FUNMOODSHijacker como o HAO123, o V9, o 22FIND e tantos outros “sequestradores de navegador” que compõem uma subcategoria do Spyware, instalam-se sub-repticiamente (de carona com freewares ou através de controles ACTIVE X), adicionam barras de ferramenta ao browser, alteram a homepage e as páginas associadas a outras abas, modificam o motor de buscas, comprometem o funcionamento dos plugins e, em alguns casos, impedem o acesso do browser a sites como o do Windows Update e de ferramentas de segurança.
Remover programinhas dessa natureza e neutralizar suas ações é complicado quando não se conhece o caminho das pedras, de modo que veremos seguir um tutorial capaz de proporcionar bons resultados nesse sentido. Acompanhe:

Antes de qualquer outra coisa, rode a Ferramenta de Remoção de Software Mal-intencionado da Microsoft. Se necessário, recorra também ao Malwarebytes Anti-Malware e/ou ao ADW Cleaner, que são igualmente gratuitos e muito eficazes.

Se o problema persistir, reinicie o computador no modo de segurança e torne a rodar as ferramentas em questão (pode ser necessários escolher a opção que dá acesso à rede).

Ao final, remova manualmente os complementos/extensões do navegador: No IE, clique em Ferramentas > Gerenciar Complementos; no Chrome, digite chrome://extensions/ na barra de endereços e elimine qualquer desconhecida ou que se relacione com o malware.

In extremis, clique aqui para acessar um passo a passo que costuma ser tiro e queda (caso seu inglês ande meio enferrujado, clique aqui para ir direto à tradução).

Concluídos os procedimentos, tecle Windows+R, digite regedit na caixa do menu Executar e tecle Enter; na janela do Editor do Registro, clique em Editar e em Localizar; na tela seguinte, digite Funmoods, clique em Localizar seguinte. Se todas as instâncias do programinha tiverem sido removidas com sucesso, surgirá uma mensagem dando conta de que a pesquisa foi concluída.

Amanhã a gente continua; abraços e até lá.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

GOOGLE CHROME – CONSUMO DE ENERGIA EM NOTEBOOKS

VIVA O BRASIL, ONDE O ANO INTEIRO É PRIMEIRO DE ABRIL.

Para quem acompanhou a trajetória do MS Internet Explorer desde a primeira guerra dos browsers, custa acreditar que sua popularidade atual mal chega a 15% – diferença de quase 50 pontos percentuais em relação ao Google Chrome, que mantém 67% de participação nesse segmento de mercado (números de julho/14, levando em conta apenas o Brasil como base de usuários).
Conforme dito em outras oportunidades, a escolha de um navegador de Internet tem mais a ver com as preferências do usuário do que com as vantagens/desvantagens proporcionadas pelos browsers concorrentes – que, atualmente, oferecem recursos bastante parecidos. No entanto, uma matéria publicada na Forbes pelo colunista Ian Morris dá conta de que o uso do “queridinho” dos internautas aumenta drasticamente o consumo de energia quando executado sob o Windows, o que demanda preocupação por dos usuários de notebooks. Vejamos isso melhor.
Na multitarefa preemptiva, a rapidez com que o Windows se reveza entre trechos dos aplicativos dá a impressão de que eles são executados ao mesmo tempo, quando na verdade cada qual recebe a atenção do processador durante fatias de tempo (time-slices) mantidas pelo relógio do sistema na frequência de 64 pulsos por segundo. Alguns programas, todavia, são capazes de alterar essa frequência – como é o caso do aplicativo do YouTube, que a eleva a 1.000 pulsos por segundo – aumentando o consumo de energia em até 25% e reduzindo sobremaneira a autonomia das baterias dos PCs portáteis, notadamente quando os usuários cultivam o hábito de manter o navegador sempre carregado.
Vale salientar que todos os navegadores funcionam melhor ao reproduzir conteúdo dinâmico diminuindo o intervalo entre os pulsos do relógio. Tanto o IE quanto o Firefox fazem isso, mas ambos reduzem a frequência quando o conteúdo exibido deixa de exigir o aumento, enquanto que o Chrome aumenta o intervalo entre os pulsos do relógio interno para 1 ms quando é carregado, independentemente do conteúdo a ser exibido, e somente restabelece o valor padrão quando é desligado.
Segundo Morris, o Google tem conhecimento do problema (catalogado no Chromium Bug Tracker como a issue 153139) há cerca de quatro anos, e até agora nada fez para resolvê-lo.
Enquanto aguardamos o andar da carruagem, seria de bom alvitre que os usuários de PCs portáteis se habituassem a encerrar o Chrome sempre que ele estiver ocioso, ou então andar com uma bateria sobressalente ou levar o carregador de um lado para outro.

Tenham todos um ótimo dia.  

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

SUÍTE DE SEGURANÇA PANDA INTERNET SECURITY 2015 GRATUITA POR 3 MESES

A CRENÇA E A DÚVIDA SÃO APENAS DUAS FACES DE UMA MESMA MOEDA. NÃO CREIA, NEM DUVIDE. SIMPLESMENTE CONFIE OU NÃO CONFIE.

Sempre considerei a segurança digital como o nosso carro-chefe, razão pela qual o que não falta neste espaço são sugestões de antivírus e suítes de proteção que incluem aplicativos de firewall, antispyware, Parental Control e outras ferramentas úteis (para mais detalhes, faça uma pesquisa inserindo os termos-chave no campo de buscas do Blog, como mostra a figura ao lado).
O Norton 360 é o meu pacote preferido – desde quando era conhecido como Norton System Works –, mas existem diversas opções mais em conta que oferecem proteção adequada à maioria dos usuários comuns. Demais disso, com algum tempo e paciência para pesquisar, você acaba encontrando aplicativos pagos, mas disponibilizados gratuitamente por um pré-definido.
Interessado? Então  clique aqui para baixar o instalador do PANDA INTERNET SECURITY 2015 e usá-lo pelos próximos 3 meses.
Um ótimo dia a todos.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

A VERSATILIDADE DO SMARTPHONE e HUMOR DE SEXTA-FEIRA

CONTRA A ESTUPIDEZ, ATÉ OS DEUSES LUTAM EM VÃO.

Uma simples faca de cozinha transforma-se facilmente numa arma letal, da mesma forma que um cinto, uma tesoura, um jornal (enrolado na forma de canudo e usado num golpe certeiro, no pomo de adão do agressor), ou até mesmo um prosaico lápis de madeira – que, bem apontado e introduzido com a pressão necessária no ouvido do desafeto, ajudará o neurocirurgião de plantão a quitar as prestações atrasadas do seu carro novo. Por outro lado, se tudo que é desenvolvido com vistas a um determinado propósito tem grandes chances de cumprir tarefas menos louváveis, a recíproca costuma ser verdadeira. Se não, vejamos:
  • Embora não seja Bombril e nem tenha 1001 utilidades, o celular (ou smartphone) não está muito longe disso. O meu, além das notas convencionais (que podem ser usadas até mesmo como papel de parede) inclui um serviço denominado QUICK MEMO, que permite escrever na tela quaisquer nomes, endereços, números de telefone ou informações úteis e acessá-los ainda mais facilmente.
  • Se sua parceira odeia aquele seu velho e barulhento despertador Westclox do quartel, mas fica uma fera quando passa a noite com você e perde a hora justamente por tê-lo escondido no fundo do cesto de roupas por lavar, relaxe. Qualquer telefone celular que se preze dispõe de um Despertador, que irá tocar no horário pré-definido mesmo que você desligue o aparelho (para evitar que sua ex o aborreça ligando em horários, digamos, impróprios, por exemplo). Ajustá-lo costuma ser bastante simples, mas como o procedimento varia de acordo com a marca e o modelo do aparelho, não custa consultar o manual.
  • Outra função bacana é o gravador de voz. Para quem escreve, é a solução ideal na hora de gravar frases lapidares ouvidas em momentos em que anotá-las é impraticável. Isso sem mencionar que ele ajuda a criar lembretes alusivos a datas como o aniversário de namoro, ao número do sapato da cara metade, ou ainda de itens que ficamos de buscar no mercado depois do expediente.  
Observação: Depois de obter um bom desconto e uma série de vantagens na compra de um veículo, eu disse ao vendedor que voltaria dentro de uma hora para fechar o negócio, desde que meu filho gostasse da cor (o carro era para ele). Para minha surpresa, o finório resolveu cobrar separadamente por uma série de “opcionais” que havíamos incluído no pacote. Diante de tal desplante, eu disse a ele que chamasse o gerente para ouvir a gravação da negociação (que eu supostamente havia feito no celular), mas não foi preciso: o blefe funcionou e o preço foi mantido até o último centavo.  
  • Foi ao Shopping e ficou com receio de não se lembrar em que vaga estacionou seu carro? Nada mais simples: tire uma foto da coluna com a indicação respectiva e faça suas compras sem maiores preocupações. E o mesmo vale para aquele feriadão prolongado num hotel paradisíaco do nordeste, ou para uma rua movimentada da cidade, onde você encontrou a única vaga de zona azul disponível (nesse caso, bata a foto do imóvel defronte e da placa da rua na esquina).
  • Continua fiel à plataforma desktop e receia se confundir ao reconectar os periféricos depois de uma faxina? Experimente fotografar a traseira do gabinete antes de desconectar os cabos e tome a foto como base quando da remontagem.
  • Tire fotos em close-up de ambas as faces de seus documentos pessoais e cartões (de crédito, débito, seguro saúde e afins) e armazene-as tanto na memória do telefone como num disco virtual. Essas imagens não substituem documentos/cartões originais, mas economizarão um bocado de tempo quando for preciso sustá-los me caso de perda, furto ou roubo.
  • Como medida de extrema cautela, use o serviço Oh, Don't Forget para enviar a si mesmo uma mensagem de texto em data e horário pré-definidos, de modo a poder escapar de um encontro aborrecido, por exemplo, ou de um enfadonho almoço de domingo com os pais da namorada.
Passemos agora ao nosso tradicional humor de final de semana:

Um grupo de cubanos abandona a ilha num barco, indo para Miami. No meio da viagem, um dos cubanos, o mais velho do grupo, sofre um ataque cardíaco e pede, como último desejo, uma bandeira de Cuba para se despedir de sua querida pátria. 
Os outros começam a procurar em bolsas, sacolas e em todos os lugares onde pudesse haver uma bandeira de Cuba. Depois de um tempo, deram-se conta de que não existia nenhuma bandeira do país no barco.
Uma jovem de 20 anos, vendo o sofrimento do velho, disse que tinha a bandeira tatuada na Bunda, e ofereceu-se para ajudar.
Ela, então, vira-se de costas, baixa as calças e mostra a Bunda com a bandeira tatuada. 
O velho agarrou a moça com força e beijou a bandeira, emocionado, enquanto gritava: 
"Mi querida Cuba, me despido con recuerdos, mi vieja Havana, mi linda tierra"! 
O velho continuou com beijos e mais beijos na bandeira.
Depois de longo tempo, ainda emocionado, ele disse à jovem mulher: 
"Por favor, senhorita, agora vire de frente, que eu quero me despedir de Fidel"...

Boa sorte a todos e até mais ler.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

HD SAUDÁVEL, PC FUNCIONAL

O BRASIL É UMA NAÇÃO DE ESPERTOS QUE, REUNIDOS, FORMAM UMA MULTIDÃO DE IDIOTAS. 

GOSTARIA DE REGISTRAR AQUI MINHA CONSTERNAÇÃO PELO LAMENTÁVEL EPISÓDIO OCORRIDO NA MANHÃ FRIA E CHUVOSA DE ONTEM, NA CIDADE DE SANTOS (LITORAL PAULISTA), ONDE EDUARDO CAMPOS, NETO DE MIGUEL ARRAES E UM DOS CANDIDATOS À SUCESSÃO PRESIDENCIAL TUPINIQUIM, MORREU TRAGICAMENTE NUM ACIDENTE DE AVIÃO, CUJAS CAUSAS AINDA NÃO FORAM DEVIDAMENTE ESCLARECIDAS. 
CURIOSAMENTE, TANTO ELE QUANTO SEU FINADO AVÔ, O FESTEJADO "CORONEL" PERNAMBUCANO MIGUEL ARRAES, FALECIDO EM 2005 AOS 88 ANOS, DEIXARAM ESTE MUNDO NO DIA 13 DE AGOSTO. SUPERSTIÇÕES À PARTE, TERIA O PT COMEÇADO A DERRUBAR SEUS ADVERSÁRIOS? 

A despeito de o processador ser o “cérebro” de um sistema computacional, tanto as memórias quanto o HD têm importância fundamental no desempenho global da máquina, como você pode inferir da analogia transcrita abaixo:

Além de um regente competente, uma boa apresentação requer que todos os músicos sejam igualmente qualificados, afinados e integrados entre si. Bons músicos podem até suprir - ou disfarçar - as limitações de um maestro chinfrim, mas o contrário não é possível.
Resguardadas as devidas proporções, o mesmo se dá em relação ao micro, que depende de uma configuração equilibrada, com componentes adequados e bem dimensionados. Uma CPU de ponta pode até esbanjar poder de processamento, mas irá perder ciclos e ciclos de clock aguardando que os dados sejam liberados por um subsistema de memória lento (pior ainda se a quantidade de RAM for insuficiente, porque aí o sistema terá de recorrer à memória virtual - swap file -, e como o HD é milhares e milhares de vezes mais lento que RAM, não é difícil prever o resultado).

Houve tempo em que o PC não dispunha de disco rígido – O primeiro HD de que se tem notícia foi construído pela IBM em 1956, e embora fosse composto por 50 pratos de 24 polegadas de diâmetro cada e custasse cerca de US$ 30 mil, essa monstruosidade armazenava míseros 4.36 MB (5 milhões de caracteres, com 7 bits cada um), o que equivale a pouco mais do que uma faixa musical em MP3.
Ainda que tenha diminuído substancialmente de tamanho e aumentado astronomicamente o espaço disponibilizado para a gravação de dados, o HD continua sendo um frágil dispositivo eletromecânico, sensível a impactos e interrupções inesperadas no fornecimento de energia. Para manter a eficiência e prolongar a vida útil desse componente, é preciso remover arquivos inúteis e temporários, localizar e corrigir eventuais erros nos discos e desfragmentar regularmente os dados neles armazenados. Isso pode ser feito com as ferramentas nativas do Windows ou com suítes de manutenção de terceiros, tais como os excelentes TuneUp Utilities, System Mechanic, Advanced System Care, CCleaner, etc. (todas elas já foram analisadas aqui no Blog, de maneira que basta você digitar o nome em nossa caixa de pesquisas para ter acesso às resenhas e links para downloads).
Enfim, volta agora ao assunto para sugerir o DAYU DISK MASTER FREE – suíte de manutenção com foco no disco rígido, que integra um conjunto de ferramentas para criação e restauração de backups,.
backups, clonagem de discos inteiros, criação de drives de memória virtual e muito mais. O programinha é compatível com as edições XP, Vista, 7, 8 e 8.1.



QUE DEUS NOS AJUDE A TODOS!

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

SEGURANÇA DIGITAL - DICAS PARA NETBANKING E COMPRAS ONLINE

A ESTRADA PARA O INFERNO É PAVIMENTADA DE BOAS INTENÇÕES.

A popularização da Internet e da Web – que é sua porção multimídia – nos brinda com inúmeras facilidades, mas tudo que é desenvolvido para fins legítimos não demora a ser empregado em projetos menos nobres, digamos assim.
 A mesma faca de açougueiro que tira o miolo da alcatra pode furar o fígado de um desafeto, ou seja, a finalidade para a qual um recurso é logo desvirtuada, e outras possibilidades surgem, como num passe de mágica.
Veja o caso do correio eletrônico, por exemplo, que se mostrou uma excelente alternativa ao serviço postal convencional. Além de chegar ao destinatário em questão de segundos, a mensagem é igualmente capaz de transportar praticamente qualquer tipo de arquivo que lhe for anexado (textos, fotos, vídeos, apresentações, músicas, e por aí vai), condenando o FAX (fac-símile) à aposentadoria compulsória bem antes do que seria de se esperar.
Em contrapartida, eu jamais ouvi falar em vírus eletrônico transmitido por faz...
Outra facilidade incorporada ao nosso quotidiano pela Internet é o netbanking. Há décadas que a tecnologia bancária criou terminais de auto-atendimento, que a princípio eram posicionados estrategicamente dentro das próprias agências, visando agilizar a consulta de saldos e extratos. No entanto, após se tornarem capazes de realizar outras tarefas (como pagamentos, depósitos, saques, transferências, etc.), eles foram espalhados por shopping centers, hipermercados, postos de combustível e outros locais de grande movimento, onde o cliente pode realizar transações inclusive fora do expediente bancário. Mas nada disso se compara ao netbanking, que agrega o conforto de realizar essas e outras operações a partir de casa ou do escritório e em qualquer horário, bastando para tanto uma conexão ativa, um computador de mesa ou portátil, ou mesmo um tablet ou smartphone.
Só que nem tudo são flores nesse jardim: logo esses "postos bancários avançados", por assim dizer, tornaram-se alvo do cybercriminosos e seus chupa-cabras, cartões clonados, sequestros-relâmpago e outras maracutaias destinadas esvaziar o bolso dos incautos. Para piorar, a única maneira de obter 100% de garantia contra a ação dos malfeitores seria não realizar transações bancárias online - ou seja, o mesmo que abandonar o correio eletrônico para evitar o malware, o que não se admite em pleno século XXI. Então, vejamos como reduzir os riscos a patamares "mais aceitáveis", por assim dizer:

Por padrão, Bancos não utilizam o Correio Eletrônico para solicitar informações confidenciais ou atualizar dados cadastrais de seus clientes – a não ser, evidentemente, que a mensagem se limite a solicitar seu comparecimento à agência. Por mais legítimo que o email lhe pareça, não responda nem clique em links sem antes verificar sua legitimidade (procure confirmar com o seu gerente ou com algum funcionário do banco em que você confie).

O plugin do Java se tornou um prato cheio para os crackers de plantão, o que resulta no lançamento frequente de atualizações/novas versões. Então, utilize um programinha de atualização automática como FileHippo ou faça verificações manuais ao menos uma vez por semana clicando aqui e no botão "Eu tenho Java?

Vale também desabilitar o complemento e reativá-lo somente quando ele for realmente necessário. No IE, clique no ícone da engrenagem (no canto superior direito da janela), depois em Segurança e em Gerenciar complementos e então ative/desative o Java. No Chrome, digite chrome://plugins na barra de endereços e faça o ajuste desejado a partir da lista de plugins instalados. No Firefox, digite about:plugins e proceda da mesma forma.

Os crackers costumam reproduzir as páginas dos Bancos e induzir os incautos a clicar em links para acessá-las. Até alguns anos atrás a falsificação era grosseira, mas atualmente ela anda difícil de identificar, de modo que convém acessar o site do Banco digitando o URL diretamente na barra de endereços do navegador. Demais disso, jamais acesse sua conta a partir de Lan Houses, Cyber Cafés e afins, bem como usando seu notebook, tablet ou smartphone via redes Wi-Fi públicas (como as de hotéis, aeroportos, lanhouses e afins).


Mantenha seus dados protegidos por senhas fortes e só forneça informações pessoais ao site se o cadeado verde na barra de endereços do navegador indicar o uso de um certificado SSL. Adicionalmente, instale o WOT (que alerta para sites perigosos), o AdBlock (que bloqueia anúncios incômodos e/ou suspeitos), o ViewTru (que permite visualizar o endereço completo de URLs encurtados) e o KB SSL ENFORCER (que força o navegador a usar conexões seguras HTTPS e criptografia SSL em sites que suportem estas tecnologias, evitando que malfeitores interceptem sua conexão.

No caso de compras online, reveja o que foi dito nesta postagem.

Bom dia a todos e até mais ler.