terça-feira, 24 de março de 2015

MITOS DA INFORMÁTICA E DICAS SOBRE O QUE FUNCIONA PARA MANTER SEU PC TININDO

O QUE HÁ MAIS NESTE MUNDO É MULHER FEIA E HOMEM SEM PALAVRA.

USAR FOTOS OU IMAGENS REBUSCADAS COMO PAPEL DE PAREDE GASTA MEMÓRIA?

Talvez essa preocupação tenha feito algum sentido até o final do século passado, quando o preço astronômico da RAM levava os fabricantes de PCs a abastecer seus produtos com míseros 32 MB (e olhe lá). Atualmente, mesmo modelos de entrada de linha trazem 2 GB (ou mais) de memória, de modo que enfeitar o desktop com rebuscadas paisagens ou fotos em alta resolução da namorada ou do cachorrinho é uma questão de preferência pessoal. No entanto, cores sólidas podem retardar a inicialização do sistema em até 30 segundos ou podiam, melhor dizendo, porque a correção desse problema foi adicionada ao SP1 do Seven.  

MANTER O PC LIGADO DURANTE MUITO TEMPO É PREJUDICIAL?

Costuma-se dizer que reinicializar frequentemente o PC reduz a vida útil do HD, que é quem mais sofre nesse processo. Isso até faz sentido, mas esse componente é dimensionado para suportar mais de 40 mil ciclos liga/desliga ─ em tese, seria possível submetê-lo a (improváveis) 20 reinicializações diárias e ainda assim usá-lo por mais de 6 anosComo regra geral, o aparelho deve permanecer ligado durante o tempo em que está sendo usado, embora ausências curtas (como o intervalo para almoço) não justifiquem seu desligamento. E você pode evitar que abelhudos bisbilhotem seus arquivos usando a opção Bloquear do menu de desligamento, ou a Proteção de Tela (desde que habilite a senha de logon, naturalmente).

Observação: Para configurar a Proteção de Tela, abra o Painel de Controle, dê duplo clique no ícone Vídeo e clique em Alterar proteção de tela. Na janela que se abrir, vá ao campo Proteção de tela, clique na setinha para baixo e confira as opções disponíveis na pequena representação gráfica do monitor. Depois de escolher a que mais lhe agradar, clique em Configurações para fazer ajustes adicionais (note que nem todas as opções suportam esses ajustes), e em Visualizar para apreciar o resultado em tela cheia. Mova o mouse ou pressione qualquer tecla para sair e, se estiver satisfeito, use o campo Aguardar para ajustar o tempo de ociosidade (de 1 a 9999 minutos) que o sistema deve esperar para acionar o recurso. Finalmente, marque a caixa Ao continuar, proteger com senha e clique em Aplicar e em OK (dessa forma, o acesso ao computador será bloqueado quando a proteção de tela entrar em ação e liberado somente mediante a senha de logon).

Para ausências mais prolongadas (durante a noite, por exemplo), use a função Suspender que permite “despertar” o sistema em segundos ou a Hibernação que, a despeito do retorno mais demorado, não só poupa a carga da bateria como também evita danos no HD (em ambos os casos você pode vincular o acesso ao sistema à senha de logon).

Por último, mas não menos importante: Depois de o Windows permanecer carregado por muito tempo, o acúmulo de dados na RAM faz dele uma verdadeira carroça. Para evitar, se você não quiser reiniciar o sistema, clique em Iniciar e na seta ao lado da opção Desligar, faça logoff e torne a se logar.

Podendo, dedique alguns minutinhos do seu tempo ao vídeo onde o jornalista, escritor e político Políbio Braga faz a seguinte pergunta: “COMO É QUE SE EXPLICA QUE AINDA EXISTA GENTE QUE DEFENDA OS BANDIDOS PETISTAS DO PETROLÃO?”

Abraços a todos e até amanhã.
Postar um comentário