sexta-feira, 22 de março de 2019

AINDA SOBRE O USO EXCESSIVO DO HDD E COMO DESAFOGAR O DISCO COM UMA SEGUNDA PARTIÇÃO (TERCEIRA PARTE)


NUNCA SAQUE A ARMA SE VOCÊ NÃO FOR ATIRAR. SE ATIRAR, ATIRE PARA MATAR (OU A VÍTIMA VOLTARÁ PARA SE VINGAR).

Concluído o pré-operatório (vide postagem anterior), podemos dar início à cirurgia, ou seja, redimensionar a unidade do sistema e utilizar parte do espaço livre para uma segunda partição ― e uma terceira e uma quarta, se for o caso, pois cada drive de disco rígido pode ser dividido em até quatro partições primárias ou em três partições primárias e uma estendida, sendo que esta última pode ser subdivida em múltiplas unidades lógicas.

Cada unidade é identificada por uma letra do alfabeto. Por convenção, as letras A e B eram reservadas para os drives de disquete de  e  polegadas (que há muito deixaram de existir), de modo que o volume do sistema geralmente recebe a letra C e o drive de mídia óptica (se houver), a letra D. As demais partições partem da letra E  a menos que você tenha configurado um pendrive ou um SD Card para “ampliar” a RAM através do ReadyBoost, situação em que a nova partição receberá a letra F, e assim sucessivamente.

ObservaçãoNote que é possível alterar as letras em questão a posteriori, tanto pelo Gerenciamento do Disco do Windows quanto pelo programinha da MiniTool.

A "cirurgia" a seguir foi minuciosamente explicada em outras oportunidades, mas agora veremos como realizá-la usando o Gerenciador do Disco do Windows 10 (não existe grande diferença em relação às edições anteriores, mas enfim...). Na sequência, veremos com como fazer o mesmo com a ferramenta da MiniTool, que, como eu já mencionei, é mais intuitiva e fácil de usar.

Para ter uma ideia de quanto espaço livre há na sua unidade de sistema (ou em outra unidade que você queira reparticionar, mas vamos tomar como exemplo a unidade C:), abra o Explorador de Arquivos, clique em Este Computador, dê um clique direito ícone que representa a unidade em questão e clique em Propriedades.

Depois de decidir qual será o tamanho da nova partição note que é importante não “estrangular” o sistema operacional, pois ele precisa de, no mínimo, 20% de espaço livre para trabalhar com alguma folga —, dê um clique direito no botão que abre o menu Iniciar e selecione Gerenciamento do Disco

Na janela da ferramenta, selecione a unidade C: e dê um clique direito sobre ela. No menu suspenso, clique em Diminuir volume... e siga as instruções do assistente. Ao final, você verá que o tamanho da unidade foi reduzido e que o espaço remanescente aparece como espaço não alocado. Para criar a nova partição, clique com o botão direito sobre esse espaço não alocado, selecione a opção Novo Volume Simples, clique em avançar na tela do assistente e siga as instruções. 

Basicamente, você só precisa definir a quantidade de espaço desejada — por padrão, o Windows utiliza todo o espaço não alocado disponível, mas você pode alterar esse valor, se for criar mais partições —, escolher a letra que designará a nova unidade, formatar a dita-cuja e lhe atribuir um nome (o nome é opcional, se você fizer questão, digite-o no campo Rótulo do Volume).

Ao final, se tudo estiver nos conformes, clique em Concluir e aguarde até que o espaço anteriormente marcado como não alocado fique pronto para ser usado como uma nova partição.

Continua na próxima postagem.