Entretanto, embora já estejamos em meados de Junho, as tradicionais Festas Juninas - e não "Joaninas", com alguns dizem - me passaram despercebidas (peço a Santo Antônio, homenageado no último dia 13, que me desculpe a falha).
Assim, mesmo que folclore não seja o foco precípuo do nosso Blog, vale reparar essa omissão dizendo que o Santo em questão - geralmente representado carregando o Menino Jesus nos braços - ficou conhecido como "casamenteiro" e costuma ser invocado por moças solteiras que procuram seus noivos (especialmente nas cidades do interior e em outras regiões do Brasil, notadamente no Nordeste, onde quermesses e festividades que tais acontecem durante todo o mês).
Muitas jovens casadouras mantêm a imagem do Santo de cabeça para baixo até que ele lhes ajude a arrumar namorado; outras o separam do Menino Jesus e prometem devolvê-Lo somente depois de alcançarem a graça (simpatias geralmente realizadas na madrugada do dia 13). Além disso, algumas igrejas mais tradicionalistas ainda mantêm vivo o costume de distribuir aos pobres os "pãezinhos de Santo Antonio" (que devem ser guardados numa lata de mantimentos, para que não falte comida durante todo o ano).
Bom dia a todos e até amanhã, quando voltaremos a focar nossos assuntos tradicionais.