terça-feira, 19 de junho de 2007

Antes tarde do que nunca...

Como muitos de vocês devem estar lembrados, eu comecei a decorar o Blog em Dezembro passado, valendo-me de motivos natalinos e alusivos às festividades de final de ano. Depois, a pedido de alguns visitantes mais participativos, resolvi continuar inserindo ilustrações nas postagens, inclusive com figuras específicas para épocas especiais (como Carnaval, Páscoa, Mês da Mulher etc.).
Entretanto, embora já estejamos em meados de Junho, as tradicionais Festas Juninas - e não "Joaninas", com alguns dizem - me passaram despercebidas (peço a Santo Antônio, homenageado no último dia 13, que me desculpe a falha).
Assim, mesmo que folclore não seja o foco precípuo do nosso Blog, vale reparar essa omissão dizendo que o Santo em questão - geralmente representado carregando o Menino Jesus nos braços - ficou conhecido como "casamenteiro" e costuma ser invocado por moças solteiras que procuram seus noivos (especialmente nas cidades do interior e em outras regiões do Brasil, notadamente no Nordeste, onde quermesses e festividades que tais acontecem durante todo o mês).
Muitas jovens casadouras mantêm a imagem do Santo de cabeça para baixo até que ele lhes ajude a arrumar namorado; outras o separam do Menino Jesus e prometem devolvê-Lo somente depois de alcançarem a graça (simpatias geralmente realizadas na madrugada do dia 13). Além disso, algumas igrejas mais tradicionalistas ainda mantêm vivo o costume de distribuir aos pobres os "pãezinhos de Santo Antonio" (que devem ser guardados numa lata de mantimentos, para que não falte comida durante todo o ano).
Bom dia a todos e até amanhã, quando voltaremos a focar nossos assuntos tradicionais.