terça-feira, 13 de maio de 2008

Renomeando a Lixeira no XP

A "Lixeira" do Windows tem esse nome por razões bastante óbvias, mas por motivos bem menos óbvios há quem deseje rebatizá-la com outro epíteto qualquer - como é o caso do Mauro, que me encaminhou um e-mail a propósito desse assunto, dizendo que a opção "Renomear" não aparece no menu suspenso que se abre quando ele dá um clique direito sobre o ícone da Lixeira.
Embora eu pudesse jurar já ter postado essa dica, pesquisei o Blog e não encontrei a informação solicitada pelo leitor. Então, se você também tem esse "estranho desejo" - e não dispõe do Norton System Works ou de uma ferramenta de tweak que facilite o trabalho - faça o seguinte:

1. Antes de editar manualmente o Registro, crie um ponto de restauração do sistema e faça backup das chaves envolvidas na modificação. Isso já foi visto aqui no Blog (uma porção de vezes), mas vale relembrar:

a. Clique em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Restauração do Sistema.
b. Escolha a opção "Criar um ponto de restauração" e clique em Avançar.
c. Preencha o campo "Descrição do ponto de restauração" com um nome que faça sentido para você e clique em Criar.
d. Aguarde a confirmação e feche o Assistente.
e. Clique em Iniciar > Executar, digite "regedit" (sem as aspas) e dê OK (ou tecle <Enter>, tanto faz).
f. Localize a chave a ser editada (conforme a reconfiguração que será levada a efeito), selecione-a, abra o menu Registro e escolha Arquivo > Exportar.
g. Certifique-se de que a Ramificação Selecionada esteja correta (na parte inferior da caixa de diálogo), escolha a pasta onde deseja armazenar a cópia de segurança, dê ao arquivo o nome que você preferir (algo como backup do registro, por exemplo) e clique em Salvar.

2. Ainda na tela do editor do Registro, vá ao menu Editar e clique em Localizar.
3. Na janelinha que irá se abrir, escreva "Lixeira" (também sem as aspas) no campo Localizar e clique no botão Localizar Próxima.
4. Dê duplo clique sobre o valor selecionado que será apresentado como resultado de sua busca e, em Dados do Valor, mude o nome atual para aquele que você preferir.
5. Confirme, feche o editor do registro e reinicie o computador para validar a alteração.
Té+ler.