segunda-feira, 2 de junho de 2008

Computador ligando ou reiniciando sozinho

Você liga o estabilizador e, antes mesmo de pressionar o botão Power, seu PC começa a carregar o Windows. Talvez isso não seja comum, mas pode acontecer por conta de combinações de determinadas placas-mãe com certos tipos de fontes (as placas-mãe atuais, em sua maioria, são capazes de ligar automaticamente o computador ao detectar atividade de rede ou modem).
Uma maneira de solucionar o "problema" consiste em desabilitar esse recurso no Setup: na seção Power Managment, localize a opção Wake Up Events e desabilite (passe de Enable para Disable) as funções Wake Up on LAN e Wake Up on Modem.
Já a reinicialização automática advém de uma configuração padrão do Windows que determina o reboot diante de falhas de sistema. Para modificar isso, você pode desabilitar o autoreboot através do editor do registro. Clique em Iniciar > Executar, digite "regedit" (sem as aspas) e localize a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControl\SetControl\CrashControl. Selecione a entrada AutoReboot (na lista da direita), dê duplo clique sobre ela, troque o valor para 0 (zero) e reinicie o computador.

Observação: Não custa relembrar (mais uma vez) que você nunca deve alterar o Registro sem antes fazer um backup da chave a ser modificada ou criar um ponto de restaurção do sistema.

Note que também é possível obter o mesmo resultado sem editar manualmente o Registro. Para isso, clique em Iniciar > Painel de Controle > Sistema > Avançado > Configurações e, no campo Inicialização e recuperação, desmarque Reiniciar automaticamente e deixe marcado Gravar um evento no log do sistema (para ver detalhes sobre eventuais falhas, basta digitar "eventvwr" (sem as aspas) no prompt de comando).

Um bom mês a todos.