Seja como for, a remoção de arquivos de imagem (fotos, figuras, etc.) duplicados ou triplicados - e geralmente volumosos - não costuma acarretar problemas, especialmente se você contar com a ajuda de um freeware como o DupliFinder (http://www.codeplex.com/DupliFinder).
Esse programinha analisa os arquivos e agrupa aqueles que são visualmente semelhantes (mesmo que tenham nomes e/ou tamanhos diferentes, ou que tenham recebido algum retoque leve), facilitando o descarte do lixo e a recuperação do espaço no HD.
E no caso de você esvaziar a lixeira e perceber que mandou embora alguma coisa que não devia ter apagado, veja se consegue recuperá-la com o Recuva (http://www.filehippo.com/download_recuva/), que é igualmente gratuito e funciona muito bem, inclusive depois de uma eventual formatação do disco.
Em Tempo: A ilustração de hoje é uma homenagem a Yemanjá, Orixá Rainha do Mar, cuja festa, na Bahia, se dá no dia 02 de Fevereiro (aqui pelas nossas bandas, por uma questão de sincretismo, o dia consagrado a Yemanjá é 08 de Dezembro).