quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Sua foto vira ícone

Com base numa dica enviada pelo Leo - publicada orignalmente, segundo ele, na "Bíblia do XP" (edição especial da Revista Info) -, veja uma maneira prática de criar ícones utilizando o Paint (acessório nativo do Windows):
1 - O primeiro passo é abrir o Paint (Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Paint) e clicar em Imagem > Atributos.
2 - Feito isso, na tela Atributos, preencha as caixas Largura e Altura com o valor 32 (dimensões oficiais de um ícone), de modo que a área do desenho assuma a forma de um quadradinho.
3 - Em seguida, clique em Exibir > Zoom > Personalizar, escolha a opção 800% e crie seu desenho - ou insira a imagem desejada, conforme o caso (para melhor visualizar cada ponto na tela, clique em Exibir > Zoom > Mostrar Grade).
Observação: Se você for usar uma foto, recorte a imagem para o tamanho 32 x 32 pixel e abra-a no Paint (para recortar o pedaço de uma foto, use a ferramenta Selecionar e o comando Editar > Copiar Para).
4 - Agora é só dar um nome ao arquivo (que deve ser acompanhado da extensão ".ICO"), salvá-lo, e pronto. Depois, caso queira utilizá-lo num atalho do desktop, por exemplo, dê um clique direito sobre esse atalho e escolha Propriedades. Na aba Atalho, clique no botão Alterar Ícone e em Procurar, indique a figura que você desenhou (ou a foto que você redimensionou) e "voilà": o atalho assumirá o novo ícone.
Bom dia a todos e até mais ler.