quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Sobre câmeras digitais... (final)

Para concluir esta seqüência sobre câmeras digitais, vale lembrar que cada fabricante procura diferenciar seus produtos dos demais – e assim conquistar a preferência do consumidor – mediante a inclusão de recursos como captura de alta velocidade, editor de imagens nativo, projetor embutido, criação de fotos panorâmicas, e por aí vai. No entanto, quanto mais recursos a câmera oferecer, mais caro ela irá custar – e se alguns incrementos ajudam a obter fotos melhores, outros, por serem difíceis de usar, acabam solenemente ignorados.
Embora a maioria dos modelos permita fotografar em modo totalmente automático, a ausência de configurações manuais pode se tornar um problema quando você dominar o equipamento e ansiar por mais efeitos (não deixe de cotar câmeras que ofereçam modos de prioridade e controle de exposição manual, que permitem adaptá-las a quase todo tipo de situação). Em qualquer caso, é importante que a máquina ofereça acesso fácil às configurações básicas (resolução, modo macro, flash, ajustes de exposição, etc.) e visualização das fotos recém-tiradas – botões em profusão e menus complexos acabam dificultando o uso.
Não deixe de incluir em sua compra uma bolsa acolchoada para transportar a câmera – além de protegê-la contra impactos, poeira e umidade, ela costuma dispor de espaço para o carregador, jogo extra de baterias (ou pilhas), cartões de memória, cabo USB e outros acessórios.
Antes de sair por aí dando seus cliques com o brinquedinho novo, dedique um tempinho ao manual do usuário (a cada seção, leia as instruções e, com a máquina em mãos, ponha em prática o que acabou de aprender). Demais disso, não deixe de ler dez dicas preciosas que o Kevin publicou sobre fotos digitais (siga o link http://updatefreud.blogspot.com/2009/10/10-dicas-de-fotografia-digital.html).
No mais, procure manter seu equipamento sempre limpo e seco – resista à tentação de tirar fotos dentro da piscina, no mar ou debaixo de chuva – e somente conecte e desconecte cabos ou troque as lentes ou os cartões de memória com a máquina desligada.
Boa sorte.