sexta-feira, 15 de abril de 2011

Dicas desempenho e humor de sexta-feira

Sempre se pode espremer mais algumas gotas de desempenho do XP fazendo alguns cortes estéticos e desativando programas, processos e serviços não utilizados. Aliás, esse assunto já foi objeto de outras matérias, mas como a audiência aqui do Blog é rotativa, achei por bem relembrar algumas dicas. Confira:
  • Abra a janela das Propriedades do Sistema (Clique em Iniciar > Executar e digite sysdm.cpl), selecione a aba Avançado e, na caixa Desempenho, clique no botão Configurações. Selecione então a opção “Ajustar para obter um melhor desempenho” ou desmarque individualmente os itens que você achar desnecessários.
  • Em tese, os “relatórios de erros” servem para ajudar a Microsoft a encontrar e solucionar bugs e outros que tais, mas, na prática, muitos usuários não vêem benefício algum nesse serviço. Se for o seu caso, selecione a aba Avançado da janela das Propriedades do Sistema, clique no botão Relatório de Erros e marque Desabilitar relatório de erros (convém manter a opção “Notifique-me quando erros críticos ocorrerem” habilitada). 
  • Outro recurso interessante em tese, mas pouco utilizado na prática, é a Assistência Remota. Caso você não o utilize, selecione a aba Remoto, na janela das Propriedades do Sistema, e desmarque a opção “Permitir que pedidos de assistência remota sejam enviados a partir deste computador”.
  • Além dos programas que rodam na inicialização (tema do post anterior), uma porção de processos e serviços também podem comprometer a performance do sistema, e a despeito de vários deles precisarem ser iniciados automaticamente, muitos podem ser desabilitados ou ajustados para inicialização manual. Para visualizar a lista completa, clique em Iniciar > Executar, digite “services.msc” (sem as aspas) e pressione a tecla Enter. Para identificar o que pode ou não ser desativado, visite www.blackviper.com/WinXP/servicecfg.htm – se você usa outra versão do Windows que não o XP x86 (32-bit) SP3, clique em Home e selecione a opção correspondente em Features, na coluna à esquerda da página.
Observação: Quem não se sentir à vontade para fazer esses ajustes manualmente pode recorrer ao Complete System Tuneup, que otimiza itens fundamentais para o desempenho da máquina (inicialização, registro, etc.) e fornece atalhos para ferramentas do sistema.
  • A indexação deixa as buscas no Windows consideravelmente mais rápidas, mas também cobra seu preço em termos de desempenho. Então, se você raramente faz buscas ou se usa uma ferramenta de terceiros para tanto (como o Copernic Desktop ou o Google Desktop), dê duplo clique no item Serviço de Indexação e ajuste-o para Desativado.
  • A “troca rápida de usuário” só faz sentido para quem compartilha seu PC com outra pessoa. Não sendo o seu caso, localize e selecione o item Serviço de Compatibilidade de Troca Rápida de Usuário, escolha a opção Desativado e clique em OK.
  • A não ser que você use a Ajuda do Windows constantemente, localize e selecione o item Ajuda e Suporte e escolha a opção Manual (assim, o serviço só será carregado quando for necessário).

 Observação: Antes de fazer qualquer reconfiguração relevante em seu sistema, não deixe de criar um ponto de restauração (Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Restauração do Sistema > Criar um Ponto de Restauração). Afinal, é sempre melhor prevenir do que remediar.

Passemos agora à piadinha da vez:

ASSALTANTE BAIANO
Ô meu rei... Isso é um assalto... Levanta os braços, mas não se avexe não... Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado... Vai passando a grana, bem devagarzinho... Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado... Não esquenta, meu irmãozinho...Vou deixar teus documentos na encruzilhada .


ASSALTANTE MINEIRO
Ô sô, prestenção issé um assarto, uai. Levantus braço e fica ketin quié mió procê. Esse trem na minha mão tá chein de bala... Mió passá logo os trocados que eu num tô bão hoje. Vai andando, uai! Tá esperando o quê, sô?!


ASSALTANTE CARIOCA
Aí, perdeu, mermão.
Seguiiiinnte, bicho, tu te fu... Isso é um assalto. Passa a grana e levanta os braços rapá. Não fica de caô que eu te passo o cerol... Vai andando e se olhar pra trás vira presunto


ASSALTANTE PAULISTA
Pô, meu... Isso é um assalto, meu; levanta os braços, meu; passa a grana logo, meu; mais rápido, meu; pô, se manda, meu.


ASSALTANTE GAÚCHO
Gurí, tu ficas atento que isso é um assalto. Levanta os braços e te aquieta, tchê !
Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê.
Passa os pilas prá cá! E te manda a la cria, senão o quarenta e quatro fala.


ASSALTANTE DE BRASILIA
Querido povo brasileiro, estou aqui no horário nobre da TV para dizer que, no final do mês, aumentaremos as tarifas de Energia, Água, Esgoto, Gás, Passagem de ônibus, Imposto de renda, Licenciamento de veículos, Seguro Obrigatório, Gasolina, Álcool, IPTU, IPVA, IPI, ICMS, PIS, COFINS, CPMF...
Mas fiquem tranqüilos meus queridos, será tudo revertido para saúde e educação.

Bom final de semana a todos.
Postar um comentário