terça-feira, 3 de maio de 2011

Navegação Encalhada

Ao contrário do que muitos imaginam, a banda larga - ainda que dê de dez a zero na arcaica rede dial-up - também sujeita os usuários a problemas de baixa velocidade, queda de sinal, navegação empacada – e nem sempre por culpa do provedor (assunto que já comentamos em http://fernandomelis.blogspot.com/2010/02/velocidade-de-conexao.html e em http://fernandomelis.blogspot.com/2010/10/speedy-por-fibra-optica.html).
Uma mensagem do tipo “ERRO 404 - PÁGINA NÃO ENCONTRADA”, por exemplo, costuma ocorrer se a página desejada foi removida, o servidor que a hospeda está temporariamente indisponível ou o internauta comete algum erro ao digitar o URL. Nesse caso, confira o endereço e tente outra vez. Se não funcionar, experimente mudar a extensão “html” para “htm”, “asp” ou “shtml”; se nem isso resolver, “busque” a página via Google e clique em “EM CACHE” para acessar a última versão armazenada em seus servidores.
Já se a mensagem for “O INTERNET EXPLORER NÃO PODE EXIBIR A PÁGINA DA WEB”, o buraco é mais embaixo. Tente acessar o site http://www.downforeveryoneorjustme.com/; se ele abrir, bom sinal: o problema é da página (insira o URL na caixa respectiva e confira a informação que o serviço irá apresentar). Caso o erro persista, clique no link “Diagnosticar problemas de conexão” e siga as instruções da ferramenta de Diagnóstico de Rede. Se não funcionar, desligue o computador, o modem (e o roteador, caso utilize um), certifique-se de que todos os cabos estejam conectados, ligue tudo novamente, reinicie o computador e torne a abrir o navegador.
Ainda empacado? Então experimente excluir seu histórico de navegação, arquivos temporários de Internet e dados de formulário (no IE, clique em Ferramentas > Opções de Internet). Se nem assim funcionar, clique em Iniciar> Todos os programas > Ferramentas do sistema > Internet Explorer (Sem complementos) e tente novamente. Se der certo, clique em Ferramentas > Opções da Internet > Gerenciar complementos e torne a habilitar os complementos, um por vez, até localizar o malcomportado.
Se nada disso resolver, peça auxílio ao seu provedor.

Observação: Há casos em que a navegação emperra devido a problemas com o servidor DNS (responsável por traduzir os URL em endereços IP). Para conferir, clique em Iniciar > Executar, digite “cmd” (sem aspas) e dê Enter; no prompt de comando, digite “ipconfig /all” (também sem aspas), tente localizar seu servidor de DNS pelo IP e enviar um ping para ele (no caso do Speedy, da Telefônica, o comando será: ping 200.204.0.10). Se a máquina responder, verifique se os nomes estão sendo resolvidos - ou seja, traduzidos para números - enviando um ping para um grande site (como o da Microsoft, por exemplo, digitando ping www.microsoft.com). Se não receber resposta, peça a seu provedor um novo endereço de DNS ou recorra ao OpenDNS (https://store.opendns.com/get/basic), que dispõe de uma ampla rede de data centers e ainda bloqueia o acesso a sites mal intencionados. O serviço é gratuito; basta criar sua conta, seguir as instruções exibidas em “Get Started” e reconfigurar seus endereços de DNS primário e secundário (no XP, basta dar um clique direito no ícone de rede que é exibido na Área de Notificação, clicar em Propriedades, dar duplo clique sobre o protocolo TCP/IP e fazer as alterações).

Um ótimo dia a todos e até mais ler.
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