segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Área de Notificação do XP

Por padrão, os ícones na  área de notificação do XP (aqueles próximos ao relógio do sistema) permanecem ocultos quando estão inativos, mas você pode modificar essa configuração dando um clique direito na barra de tarefas, selecionando Propriedades e desmarcando a opção Ocultar ícones inativos (situação em que todos são exibidos permanentemente). Também é possível configurar cada ícone individualmente, bastando clicar em Personalizar e, na coluna Comportamento, escolher uma entre as três opções possíveis (Ocultar quando inativo, Sempre ocultar ou Sempre exibir).
No entanto, algumas ferramentas de manutenção – notadamente aqueles que funcionam com um simples clique do mouse – podem modificar esses ajustes, e um belo dia você nota que a “setinha para a esquerda” (veja ilustração) sumiu, e que todos os ícones estão visíveis. Aí você volta às propriedades da barra de tarefas e constata que a caixa de verificação está marcada. Você desmarca, aplica, volta, remarca, torna a aplicar, mas o comportamento não muda: lá estão todos os ícones, e nada da setinha.
Embora seja possível resolver o problema mediante uma incursão pelo registro, há outra maneira mais simples (que quase sempre funciona):
Na tela das propriedades, clique em Personalizar e em Restaurar padrões; escolha um ícone qualquer (como o do Volume, por exemplo), configure-o para “Sempre ocultar”, clique em Aplicar e dê OK.
Feito isso, a figura do pequeno alto-falante (Volume) será exibida somente quando você clicar na setinha (que deve ter reaparecido). Use o computador por mais algum tempo e, com um pouco de sorte, a função auto-ocultar voltará a funcionar normalmente.
Abraços a todos e até mais ler.