UM BATE-PAPO INFORMAL SOBRE INFORMÁTICA, POLÍTICA E OUTROS ASSUNTOS.
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Bancando o detetive
Seu PC, que sempre funcionou “redondinho”, de repente passou a apresentar lentidão, exibir mensagens de erro e até telas azuis. O que será que aconteceu?
Eis aí uma pergunta simples, mas cuja resposta requer algum trabalho investigativo: Instabilidades, reinicializações aleatórias, travamentos e problemas afins podem ser provocados tanto pelo hardware quanto pelo software; calor excessivo, por exemplo, costuma ser uma boa aposta (leia mais sobre esse assunto nas postagens do último dia 21 e seguinte).
Descartada essa possibilidade, verifique a saúde do seu HD com o CrystalDiskInfo, e se tudo estiver nos conformes, dê um clique direito no ícone que representa sua unidade de sistema, selecione Propriedades e, na aba Ferramentas, clique em Verificar agora (mais detalhes aqui). Depois que a verificação for completada e o Windows tornar a ser carregado, clique em Desfragmentar agora e aguarde a conclusão do processo.
Observação: A maioria dos HDs relativamente modernos suporta o SMART, que alerta o usuário aos primeiros sinais de que o drive está indo para o brejo (para saber mais, clique aqui) . Note também que, embora as ferramentas nativas do Windows cumpram seu papel, existem programas de terceiros (inclusive gratuitos) capazes de fazer um serviço mais rebuscado. Use o campo Pesquisar do Blog para mais informações.
Memórias também costumam acarretar falhas aparentemente aleatórias; usuários do Windows Vista ou 7 podem recorrer à opção “DIAGNÓSTICO DE MEMÓRIA DO WINDOWS”, disponível em “REPARAR O COMPUTADOR”, no menu de inicialização, mas quem usa o XP precisa baixar a ferramenta de http://oca.microsoft.com/en/windiag.asp (onde também há instruções para criar o disquete ou CD de inicialização). Já para analisar os demais componentes, o BURNING STANDARD pode ser testado gratuitamente por 30 dias - tempo mais do que suficiente para você identificar qualquer dispoisito problemático.
Adições de novos componentes de hardware, se combinadas com drivers inadequados, também resultam em dores de cabeça (para saber mais, clique aqui).
Amanhã a gente continua; abraços e até lá.
Labels:
computador,
dica,
hardware,
informática,
instabilidade,
pane,
PC,
tecnologia da informação,
travamento,
Windows
Jornalista, blogueiro, entusiasta da informática, articulista de TI, autor de livros e de artigos publicados em revistas especializadas quando as pessoas ainda procuravam essas informações na mídia impressa.