terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Jogando conversa fora...


Depois de alternar entre o XP e o Seven por mais de 3 semanas, resolvi “efetivar” meu novo notebook como substituto do velho PC de mesa, conquanto tenha mantido em uso as caixas acústicas, o mouse e o teclado.
Qualidade sonora não é o ponto forte da maioria dos portáteis, e ainda que haja exceções, o meu Aspire não é uma delas – seu timbre oco e nasalado incomoda até mesmo na reprodução dos sons-padrão do Windows! Mas a coisa mudou da água para o vinho depois que pluguei meu conjuntinho Dolby 2.1 na saída para headphones: outro dia, quando o notificador do Incredimail (eu uso o mordomo inglês) anunciou a chegada de uma nova mensagem, minha mulher veio perguntar com quem eu estava conversando J.
Embora eu até me dê bem com Touchpads, há situações em que sinto falta do diligente ratinho (ao desenhar ou editar imagens no Paint, por exemplo), mas bastou plugar meu velho MS IntelliMouse numa portinha USB para o Windows configurá-lo e baixar o programinha que amplia sua gama de recursos.
Teclados de notebooks costumam ser menos confortáveis que os tradicionais, além de mais delicados e, portanto, inadequados para games – já que a emoção da partida leva o usuário a pressionar as teclas com mais força. Demais disso, dependendo das dimensões do aparelho, os fabricantes economizam espaço suprimindo o bloco numérico ou incluindo uma profusão de teclas multifuncionais (cujas funções variam quando elas são pressionadas em conjunto com a tecla Fn).

Observação: Não pude aproveitar meu teclado antigo, já que o note não oferece uma entrada PS/2, e o adaptador que eu comprei não funcionou, mas bastou plugar um modelo USB nativo para o sistema reconhecê-lo prontamente.

Convém salientar que a adição do mouse e do teclado não implicou na desativação dos dispositivos nativos do meu portátil  – o que foi providencial, pois o ajuste da luminosidade e do volume e a ativação/desativação da rede wireless, dentre outros comandos, dependem das teclas Alt Gr e Fn, e elas não estão presentes no teclado externo.

Amanha a gente fala um pouco mais sobre teclados e atalhos.
Abraços a todos e até lá.