segunda-feira, 18 de junho de 2012

MONITOR DE VÍDEO - GANHANDO ESPAÇO


Quando se tem diante dos olhos uma tela de 17 ou 19 polegadas, uma barrinha a mais na janela do navegador não faz grande diferença, mas em laptops de dimensões cada vez mais reduzidas, aí a coisa muda de figura.
A despeito das tradicionais barras de rolagem, você pode “ganhar espaço” útil reduzindo o tamanho dos ícones do desktop – clique direito num ponto vazio da área de trabalho, aponte para Exibir e escolha a opção adequada – e/ou escamoteando a Barra de tarefas – selecione Propriedades e, na aba Barra de tarefas, marque a opção Ocultar automaticamente a barra de tarefas (aproveite o embalo e marque também Usar ícones pequenos).

No Seven, a Microsoft deu chá de sumiço à Barra de Menus de porção de janelas, dentre as quais a do Internet Explorer (que costuma ficar apinhado de caixas de busca, barras de ferramentas e outros complementos enxeridos), mas você pode convocá-la a qualquer momento pressionando a tecla ALT ou restabelecê-la em definitivo (como nas versões anteriores)  marcando a caixa de verificação respectiva, nas opções do menu Ferramentas.

Observação: A tecla ALT permite inserir facilmente uma vasta gama de símbolos e caracteres especiais  para conferir, clique aqui.

Outra forma de “sumir” temporariamente com (todas) as barras de título e de menus da janela do IE é pressionar a tecla F11, que faz o conteúdo da webpage ser exibido em “tela cheia”, proporcionando mais espaço útil para a navegação. Aliás, isso costuma funcionar também com vídeos exibidos no Windows Media Player e imagens no Windows Photo Viewer, mas, dependendo da versão, pode ser preciso pressionar a tecla ESC para retornar ao formato de exibição original.
Uma ótima semana a todos e até amanhã, se Deus quiser.