quarta-feira, 27 de junho de 2012

NAVEGADORES E NAVEGAÇÃO - Dicas


A navegação por abas permite acessar diversas páginas simultaneamente sem ter que abrir novas instâncias do navegador, mas é comum o internauta fecha por engano uma guia que tencionava manter. Caso o navegador utilizado seja o IE, é possível restaurar a guia em questão dando um clique direito em qualquer outra e selecionando a opção Reabrir Guia Fechada. Outra possibilidade é recorrer ao atalho Ctrl+Shift+T, que também funciona no Chrome e no Firefox.

Há situações em desejamos copiar uma imagem publicada num website e o botão direito do mouse não responde, devido a um script destinado a desestimular os “copiadores de plantão” (saiba mais em http://fernandomelis.blogspot.com/2011/03/tiro-no-pe.html). Às vezes, é possível contornar esse obstáculo via menu Editar\Copiar ou pelo atalho Ctrl+C, mas há casos em que o jeito é tirar um instantâneo da tela (Print Screen), salvá-lo no Paint e editá-lo a partir dali.

Observação: Usuários do Windows 7 podem clicar em Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramenta de Captura, clicar na setinha ao lado do botão Novo, selecionar a opção Captura Retangular, desenhar com o mouse um retângulo ao redor da imagem desejada e clicar em Salvar Captura, mas vale lembrar que esse recurso não está disponível nas versões SE e Home Basic.

Já para imprimir o conteúdo de uma webpage sem desperdiçar tinta e papel com imagens, links e anúncios desnecessários, uma boa idéia é selecionar a porção desejada, copiá-la (Ctrl+C) e transferi-la para um documento do Word clicando em Editar > Colar especial > Texto não formatado. Outra maneira – que oferece até melhores resultados – é recorrer ao Printliminator (caso o inglês não seja a sua praia, acesse http://www.baixaki.com.br/site/dwnld62978.htm e leia em português um apanhado das instruções para uso do recurso).


Um bom dia a todos e até amanhã.