quarta-feira, 15 de agosto de 2012

SEGURANÇA - DOMÍNIOS, URLs, TLDs e CIA.


NAVEGAR NA WEB ESTÁ MAIS PARA UM SAFÁRI DO QUE PARA UM BUCÓLICO PASSEIO NO PARQUE.

Se você gostou da frase acima – uma das minhas preferidas quando o assunto é (in)segurança digital –, certamente irá apreciar a analogia que a McAfee colocou na última edição do seu MAPA DOS PERIGOS DA WEB, após pesquisar nada menos que 27 milhões de websites:

CLICAR ALEATORIAMENTE NOS RESULTADOS DAS PESQUISAS (feitas no Google ou outro motor de busca) É COMO JOGAR ROLETA RUSSA COM UMA CÂMARA DE ARMA DE FOGO CARREGADA DENTRE 16 CÂMARAS.

Mesmo uma webpage legítima pode ser seqüestrada ou infectada por crackers e, em alguns casos, basta você acessá-la para que um código malicioso de plantão capture suas informações confidenciais ou explore brechas de segurança para assumir o controle remoto do computador. E a coisa é ainda pior com os TLDs (Top-Level Domains), como os terminados em .INFO (genérico de informações), .VN (Vietnã), .CM (Camarões) e mais de 200 outros (para mais detalhes, clique aqui).
Então além de manter seu sistema atualizado (e o mesmo vale para os aplicativos não-Microsoft, com destaque para o arsenal de segurança e o navegador de Internet), convém instalar o plug-in McAfeeSiteAdvisor® – se os links estiverem classificados em vermelho ou amarelo, o melhor é não clicar (ale lembrar que a URL que visualizamos não garante a idoneidade do endereço, especialmente no caso dos encurtados).
Para acessar o relatório completo Mapeando os Perigos da Web e saber mais sobre as ameaças e como agir contra elas, clique aqui.

Boa sorte a todos e até mais ler.