terça-feira, 23 de abril de 2013

INTERNET MÓVEL 4G


Os pioneiros são reconhecidos pela flecha espetada no peito.

Dentro de poucos dias a telefonia móvel de quarta geração (4G) estará disponível em onze municípios brasileiros (Belo Horizonte, Brasília, Búzios, Curitiba, Campos do Jordão, Fortaleza, Paraty, Porto Alegre, Recife, Salvador e Rio de Janeiro), aos quais mais quatro se juntarão até o final do ano (Cuiabá, Manaus, Natal e São Paulo). Para os demais, a expansão deve ter início somente em 2015.
Testes realizados em caráter experimental deram conta de que a velocidade proporcionada nova tecnologia deixa no chinelo as conexões móveis baseadas no sistema atual, chegando mesmo a ultrapassar a maioria dos planos populares de banda larga disponibilizados pelas Teles e operadoras de TV a cabo. No entanto, caso seu município já tenha ou passe a ter cobertura a partir da próxima semana e você esteja pensando em fazer a migração para a 4G, lembre-se de que será preciso trocar o telefone (por enquanto, existem seis modelos disponíveis; dois da Samsung, dois da Nokia, um da Motorola e um da LG).

Observação: Os tablets e smartphones projetados para o padrão 4G internacional operam na faixa dos 700 MHz, que, no Brasil, é ocupada pela TV analógica. Isso deve mudar até 2018, mas até lá nossos aparelhos irão utilizar frequências acima de 2.500 MHz, que oferecem pior cobertura e requerem maiores investimentos das operadoras.

A propósito: A Claro foi a primeira operadora a disponibilizar redes experimentais de 4G e o modem Huawei E392, que funciona com frequências acima de 2,5 GHz. Para mais informações, siga o link http://4g.claro.com.br/#!Primeiro-modem-4G-do-Brasil-comeca-a-ser-vendido-na-Claro.

Abraços e até mais ler.