quinta-feira, 25 de julho de 2013

WINDOWS 8 DE 32 OU 64 BITS. COMO IDENTIFICAR?

MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO .

As vantagens dos sistemas e aplicativos de 64-bits sobre os de 32-bits já foram comentadas em outras postagens, de modo que você pode localizá-las através dos campos de busca de Blog. Ainda assim, vale lembrar que aplicativos de 32-bits costumam rodar normalmente em sistemas de 64-bits, embora a recíproca não seja verdadeira (ou seja, aplicativos de 64-bits não funcionam em sistemas de 32-bits). Então, é importante você saber “que apito o seu Windows toca”.

Observação: O principal diferencial dos sistemas x64 (ou de 64 bits) é a otimização do processamento de determinadas tarefas devido à sua capacidade de gerenciar números inteiros e de gerenciar bem mais memória do que as versões x86 (ou de 32 bits), que são limitados a algo entre 2,8 e 3,5 GB de RAM. Para isso, no entanto, é preciso que seu processador suporte essa tecnologia – para conferir, rode o freeware CPU-Z e, no relatório, verifique se o campo Instructions (aba CPU) inclui a expressão EM64T (chips Intel) ou algo como x86-64 ou AMD64 (chips AMD).

Para saber se seu Windows é de 32 ou 64-bits, faça o seguinte:

No XP, dê um clique direito em Meu Computador, selecione Propriedades e, na seção Sistema da guia Geral, veja se existe alguma indicação (como na imagem à direita).


Nas edições Vista e Seven, o procedimento é basicamente o mesmo, mas a tela que se abre quando você clica com o botão direito em Computador e seleciona Propriedades fornece a informação em questão em Tipo de sistema (como você pode conferir na imagem à esquerda).

No Eight, digite Sistema no campo Pesquisar, clique em Configurações e, no campo Sistema, confira o que é informado no tópico Tipo de sistema (figura à direita).

Simples assim.
Abraços a todos e até mais ler.   


Postar um comentário