quinta-feira, 19 de setembro de 2013

SEGURANÇA DIGITAL - ANTIVÍRUS PAGO X GRATUITO - JULGAMENTO DO MENSALÃO

O PT é o partido dos trabalhadores que não trabalham, dos estudantes que não estudam e dos intelectuais que não pensam. A resposta está nas urnas! Vamos defenestrar essa corja do poder!

Até ontem eu tinha vergonha de ser brasileiro; Hoje, já nem tenho palavras para expressar o que sinto em relação àqueles que ganham rios de dinheiro para nos representar e só se preocupam em locupletar-se e eternizar-se no poder mediante repugnantes conchavos.
Até ontem eu ainda tinha um resquício de confiança no judiciário, e achava que o voto de minerva do ministro celso de mello era uma luz no fim do túnel; hoje vejo que não passava do trem que vinha em sentido contrário e em alta velocidade. 
Admitir os prosaicos e anacrônicos embargos infringentes (claramente protelatórios) NÃO É LABORAR EM PROL DO BOM DIREITO, MAS SIM beneficiar a nata da putrefação do lulopetismo e postergar ainda mais a remota possibilidade de punição do chefe maior, que talvez tenha vencido o câncer APENAS porque o Diabo não admite concorrência.
MINHAS Congratulações aos ministros Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Carmem Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio MellO, E, COMO DE COSTUME, f***-se o povo brasileiro.

Cada vez mais perigos nos espreitam nas esquinas nebulosas da Web, de modo que é imperativo manter o sistema e os aplicativos atualizados, dispor de um arsenal de segurança responsável, ativo e operante e fugir de situações de risco – tais como clicar em links suspeitos, abrir anexos (de email) duvidosos – além de não votar em candidatos do PT (mas isso já é outra história).
PCs de grife atuais costumam trazer softwares de segurança de boa estirpe, mas sua validade varia de 30 a 120 dias, e boa parte dos usuários não se preocupa em renovar as licenças. Por conta disso, a Microsoft lançou o Microsoft Security Essentials (gratuito para usuários de versões legítimas do XP, Vista e Seven do Windows), que oferece proteção em tempo real, serviço de assinatura dinâmica, interface em português e atualizações automáticas, complementando o trabalho do Windows Firewall.
Claro que ninguém está obrigado a se ater a essa solução, mesmo porque a maioria das suítes de segurança gratuitas atuais (para uso pessoal) pouco difere de suas correspondentes pagas (direcionadas ao mercado corporativo), a não ser, talvez, pelo suporte técnico e por incluir módulos para funções específicas que não estão habilitados nas versões freeware – afinal, se não houvesse algum atrativo adicional, licenciar o produto, no caso do usuário doméstico, não faria o menor sentido. Antes de escolher o programa A, B ou C, acesse os sites dos respectivos fabricantes e compare as funções oferecidas por cada um deles, lembrando sempre que, embora as versões pagas costumem superar as gratuitas nos testes de eficiência, nenhuma delas será capaz de garantir 100% de proteção.
Passando ao Firewall - nome que se dá ao dispositivo de uma rede de computadores que tem por função regular o tráfego e impedir a transmissão/recepção de dados nocivos ou não autorizados –, a ferramenta incorporada ao Windows pela Microsoft talvez não seja uma muralha intransponível, mas vem melhorando a cada edição e quebra bem o galho.

Observação: Grosso modo, um Firewall funciona como uma espécie de "leão de chácara de boate", verificando tudo que entra ou que sai (da rede para o seu computador e vice-versa), permitindo somente o tráfego de dados autorizados. Existem firewalls baseados na combinação de hardware e software e firewalls baseados somente em software, sendo que estes últimos são recomendados para uso doméstico.

Também nesse caso ninguém está limitado à ferramenta nativa do sistema, pois há dezenas de aplicativos de firewall disponíveis para download na Web, pagos ou gratuitos, embutidos em suítes de segurança ou disponibilizados isoladamente. Por outro lado, há que se levar em conta a facilidade no uso do programa, pois de nada adianta instalar uma ferramenta altamente sofisticada e não saber configurá-la adequadamente e interpretar corretamente as mensagens que ela exibe. Na dúvida, fique com o firewall do Windows, que é gratuito e não atrapalha o uso do computador, como alguns firewalls mais renomados costumam fazer.

Observação: Na condição de fã dos produtos da Symantec há mais de uma década, eu utilizo e recomendo o excelente Norton 360, que bloqueia e neutraliza pragas digitais, gerencia senhas, oferece proteção à privacidade, faz backups, limpa o Registro e realiza uma porção de outras tarefas de manutenção, além de integrar um firewall responsável, mas que só o incomoda em caso de real necessidade.

Clique aqui para dicas sobre suítes de segurança e aqui para saber como obter uma segunda opinião (gratuita e online) sobre a saúde do seu sistema. Para mais informações, digite “vírus”, “malware”, “segurança”, “firewall, “antivírus online” ou outro termo afim no campo de buscas do Blog e confira o resultado.

Um ótimo dia a todos e até amanhã, se Deus quiser.