terça-feira, 15 de outubro de 2013

PDF - ADOBE READER X vs FOXIT

DEPOIS DA CHEGADA VEM SEMPRE A PARTIDA, PORQUE NÃO HÁ NADA SEM SEPARAÇÃO.

A capacidade de gerar arquivos preservando o conteúdo e a formatação dos documentos originais, independentemente do programa e da plataforma com os quais eles tenham sido criados, tornou o PDF extremamente popular, razão pela qual é imprescindível, atualmente, dispor de um programa capaz de manipular desse formato.
Embora a própria ADOBE (criadora do PDF) ofereça gratuitamente seu READER X (que trouxe uma porção de aprimoramentos em relação às versões anteriores), existem opções mais “leves” igualmente gratuitas  como é o caso do FOXIT READER, que além de rápido e fácil de usar, inclui uma variedade de ferramentas e recursos bastante interessantes (para saber mais, clique em Help e em User Manual).

Observação: Não há problema em manter dois ou mais leitores de PDF, embora somente um possa ser definido como padrão. Então, teste o FOXIT durante algum tempo e desinstale o ADOBE READER, se for o caso, somente quando se der por satisfeito.

Já para criar arquivos PDF, você tanto pode baixar e instalar freewares como o PDFCREATOR (dentre outras opções já analisadas aqui no Blog) quanto recorrer a serviços disponíveis “na nuvem”  experimente o PDFEscape, por exemplo, ou o Online-Convert.com, que não só converte arquivos de diversos formatos para o PDF, mas também manipula imagens, vídeos, documentos, e-books e arquivos de áudio.
Já para utilizar o conteúdo de um arquivo PDF onde as funções selecionar e copiar tenham sido bloqueadas e a cópia manual lhe pareça uma tarefa inviável (além de não permitir a inclusão de figuras e outros elementos que tais), experimente o www.ensode.net/pdf-crack.jsf, que cria uma versão desbloqueada do arquivo para você salvar em seu HD e edita como quiser. O serviço roda em qualquer navegador e suporta arquivos de até 5 MB. Basta fazer o upload a partir do formulário do site e aguardar a conclusão do processo (só não esqueça de marcar a caixinha ao lado de I accept the terms and conditions, como mostra a ilustração acima).

Tenham todos um ótimo dia.