sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

SERVIDOR DNS – NAVEGUE COM MAIS ESTABILIDADE E SEGURANÇA

NÃO HÁ MENTIRA PIOR DO QUE UMA VERDADE MAL COMPREENDIDA POR AQUELES QUE A OUVEM.

Cabe aos SERVIDORES DNS (Domain Name System) converter os URLs (Uniform Resource Location) das webpages (páginas da Web) que desejamos acessar em números IP (Internet Protocol), dispensando-nos de memorizar e digitar na barra de endereços do browser algo tipo 2001:0db8:85a3:08d3:1319:8a2e:0370:7344, por exemplo.
Quando contratamos um ISP (Internet Service Provider), somos instados a usar os servidores DNS do provedor, embora haja opções gratuitas mais rápidas, seguras, e que proporcionam respostas mais estáveis - como o OPEN DNS, do GIGA DNS ou do NORTON DNS, dentre outros. Basta clicar na opção desejada e seguir as instruções nas telas.
A configuração consiste basicamente em acessar as Propriedades de Rede do seu PC e alterar os endereços DNS  primário e secundário (veja imagem ao lado), mas você só o faça após criar um ponto de restauração do sistema e anotar os valores originais (alternativamente, com a tela das propriedades de rede aberta em primeiro plano, você pode pressionar as teclas Alt+PrtScr e salvar esses dados num arquivo do Paint) e assim retornar mais facilmente ao status quo ante, caso necessário.
Também é possível fazer esses ajustes via modem/roteador, mas aí o caminho das pedras é mais complicado, pois varia conforme a marca e modelo dos aparelhos (para mais informações, consulte os manuais do usuário ou acesse os sites dos respectivos fabricantes).
Se preferir, recorra ao Namebench para testar várias opções e identificar a que melhor o atende (para mais informações e download, clique aqui).

Observação: Em qualquer caso, feita a alteração, convém limpar o cache do DNS atual do computador. Para tanto, clique em Iniciar>Todos os programas>Acessórios, dê um clique direito sobre Prompt de Comando, clique em Executar como administrador e, na janela que irá se abrir, digite ipconfig /flushdns, tecle Enter e aguarde a mensagem de que a ação foi bem sucedida. Feche a janela, reinicie o computador e pronto.

Passemos agora ao nosso tradicional humor de sexta-feira:

Porque a depressão é raridade entre os homens:

- Eles não engravidam.
- Os mecânicos não mentem pra eles...
- Eles nunca precisam procurar outro posto de gasolina para achar um banheiro limpo.
- Para eles, rugas são traços de caráter, cabelo branco é charme e barriga, sinal de prosperidade!  
- Os sapatos não lhes machucam os pés.
- Suas conversas ao telefone duram apenas 30 segundos.
- Para férias de 5 dias, basta-lhes apenas uma mochila.
- Se alguém aparecer na mesma festa usando uma roupa igual, não há problema.
- Cera quente não chega nem perto.
- Eles ficam assistindo a TV com um amigo, em total silêncio, por muitas horas, sem ter que pensar: "Você deve estar cansado da minha companhia".
- Se alguém se esquecer de convidá-los para alguma festa, eles continuam sendo seus amigos.
- Sua roupa íntima custa no máximo 20 reais (em pacote de 3).
- Três pares de sapatos são mais que suficientes.
- Eles são incapazes de perceber que a roupa está amassada.
- Seu corte de cabelo pode ser o mesmo durante anos, aliás, décadas.
- Meia dúzia de cervejas geladas e um jogo de futebol na televisão são o suficiente para algumas horas.
- Os Shoppings não lhes fazem falta.
- Eles podem deixar crescer o bigode.
- Se um amigo chamá-los de gordo, careca, bicha velha, etc., isso não abala –, na verdade, até comprova – a amizade que os une.
- Eles são capazes de comprar os presentes de Natal para 25 pessoas, no dia 24 de dezembro, em, no máximo, 25 minutos!
- Para um churrasco, basta-lhes carvão, carne, sal grosso, uma faca, uma tábua e, no máximo, uma bermuda para limpar os dedos sujos de gordura.

Desta vez o aniversário de Sampa cai num sábado, para o desgosto dos paulistanos que adoram amargar horas e horas na estrada nos feriados prolongados. Parabéns, São Paulo de Piratininga, e que a justiça divina se encarregue de punir os maus administradores púbicos - coisa que, aliás, não falta aqui pelas nossas bandas. 

Bom final de semana a todos.