terça-feira, 9 de dezembro de 2014

ELIMINE BARRAS DE FERRAMENTAS INDESEJÁVEIS DE SEU NAVEGADOR COM O TOOLBAR CLEANER

OS TOLOS PISAM ONDE OS ANJOS NEM OUSARIAM

Como dito alhures, o Freeware é uma modalidade de distribuição de software na qual os aplicativos são gratuitos. Alguns são “cópias carbono” de suas versões comerciais, embora vinculem determinados recursos ao pagamento da licença; outros funcionam sem quaisquer limitações, embora exibam banners ou janelas pop-up com mensagens publicitárias; outros, ainda, trazem consigo spywares (programinhas espiões que capturam informações confidenciais e as repassam aos cibercriminosos de plantão) ou hijackers (que “sequestram” a homepage e o buscador, instalam barras de ferramentas não solicitadas, interferem no funcionamento de plug-ins e chegam a impedir o acesso ao Windows Update ou a empresas de segurança digital).
Tudo isso já foi visto aqui no Blog, como é possível conferir na sequência de postagens que eu publiquei em maio passado, cuja leitura é enfaticamente recomendável. Sem embargo, volto agora ao assunto à luz do TOOLBAR CLEANER, que funciona de forma semelhante à do UNCHECKY.

Observação: Para quem não sabe – ou não se lembra –, o Unchecky previne instalações casadas desmarcando as caixas respectivas, e evita que pulemos acidentalmente alguma delas (caso o instalador tente embutir de forma dissimulada quaisquer códigos potencialmente indesejáveis, o programinha emite um alerta, conforme vimos nesta postagem).

O TBC permite remover de plano as barras de ferramentas indesejáveis do Chrome, IE e Firefox, bastando para isso que você feche o browser, abra o programinha, marque as caixas de seleção correspondentes às toolbars que deseja remover e pressione o botão Remove Selected Toolbar(s)/BHO(s), na parte inferior da tela. Caso queira apagar todas as barras de ferramentas de um navegador, dê duplo clique sobre ele (para que as respectivas caixas de seleção referentes sejam marcadas), clique em Remove Selected Toolbar(s)/BHO(s) e aguarde até que as alterações sejam concluídas.

Observação: Depois de baixar o programinha, salve os arquivos de instalação na sua Área de Trabalho e varra-os com seu antivírus ou com o HouseCallActiveScanKasperskyF-Secure ou BitDefender, por exemplo – ou então submeta-os ao VirusTotal, que fará uma análise simultânea com 55 antivírus diferentes.

Um ótimo dia a todos.