O COXÃO MOLE é um corte do traseiro do boi — de primeira, portanto — que proporciona uma carne macia e saborosa a preços mais acessíveis que os de cortes “mais nobres”, como o filé mignon, o contrafilé e a picanha, o que, em tempos de crise, pode fazer uma boa diferença no orçamento doméstico.

Mudando de um ponto a outro:

Também conhecido como “chã de dentro”, “chã”, “coxão de dentro”, “polpa” e “polpão” (conforme a região do país), esse corte, cuja peça chega a pesar até 10kg, proporciona excelentes assados, ensopados, picadinhos, escalopes, milanesas, bifes finos e enrolados, além de ser ótimo para moer e usar em refogados e molhos. Suas fibras são curtas e macias, especialmente se você tirar os bifes cortando no sentido transversal a elas.

Para a receita de hoje — bifes de coxão mole recheados com queijo — você vai precisar de:

— 8 bifes finos de coxão mole;
— 4 dentes de alho picados;
— Sal e pimenta do reino a gosto;
— 4 ovos;
— 8 fatias médias de mozarela ou provolone;
— 4 xícaras (chá) de farinha de rosca;
— Óleo de soja para fritar;
— Palitos de dente (de madeira).

Tempere os bifes com sal, pimenta do reino e alho, coloque uma fatia de mussarela no centro de cada bife, dobre as pontas para dentro — de modo a formar uma trouxinha — e prenda com os palitos de dente. Bata os ovos com um fuê, passe cada trouxinha na farinha de rosca, besunte nos ovos batidos, torne a passar na farinha de rosca e reserve. Numa frigideira de borda alta (para não respingar muita gordura no fogão), aqueça uma quantidade de óleo suficiente para cobrir as trouxinhas e frite-as, duas de cada vez, até dourar. Ao final, acomode os bifinhos em papel absorvente para retirar o excesso de óleo e sirva em seguida com arroz branco, salada de folhas verdes e batatas fritas.

Bom apetite.