quarta-feira, 23 de março de 2016

WINDOWS 10 ― CONEXÃO COM A INTERNET




CONFORME SE TOCA, ASSIM SE DANÇA.
 
Diferentemente do que ocorria lá pela virada do século (parece que faz tanto tempo, não é mesmo?, mas passaram-se apenas 15 anos), quando a lenta e onerosa conexão discada era a modalidade primária de acesso à Internet, usar um computador desconectado é como rebaixar o dispositivo a mero substituto da máquina de escrever. E como a banda larga vem se tornando mais acessível e, consequentemente, presente entre os usuários domésticos a cada dia que passa, a regra é estar online o tempo todo. Sem mencionar que basta dispor de um roteador estrategicamente posicionado para contar com sinal em todos os cômodos da casa e garantir navegação onipresente, bastando para tanto contar com um smartphone, tablet ou notebook capaz de acessar a rede Wi-Fi.

Felizmente, configurar o acesso no Windows 10 não exige conhecimentos de rede e seus intrincados protocolos. Basta clicar no ícone de Rede ― na extremidade direita da barra de tarefas, ao lado do relógio do sistema ―, selecionar a rede Wi-Fi desejada entre as opções disponíveis (é comum haver várias opções, já que o dispositivo capta o sinal das redes wireless mais próximas) e seguir as instruções do assistente.

Se você usa um desktop, all-in-one ou mesmo um notebook “fixo” em sua mesa de trabalho, prefira conectá-lo ao roteador (ou ao modem, conforme o caso) através de um cabo de rede, de modo a obter mais estabilidade e maior velocidade no acesso à Web. Note que alguns portáteis oferecem ainda a possibilidade de conexão via redes móveis (telefonia celular), através de um SIM Card, como num smartphone, mas convém usar esse recurso somente em trânsito ou quando não houver alternativa, já que as “franquias” se esgotam rapidamente, e as operadoras reduzem drasticamente a velocidade (ou suspendem o serviço, conforme o caso) a partir do momento em que o limite contratado para o mês é atingido pelo usuário. Coisa de “país de primeiro mundo”, naturalmente.

Para concluir, cumpre enfatizar que o próprio Windows se encarrega de diagnosticar problemas de conexão e sugerir as providências necessárias para sua solução. Caso você tenha dificuldade em se conectar, digite Solução de problemas de rede na caixa de pesquisas da barra de tarefas e selecione Identificar e reparar problemas de rede.

Se isso não funcionar e você estiver usando uma conexão cabeada, certifique-se de que as duas pontas do cabo Ethernet estejam conectadas firmemente às portinhas do computador e do roteador (ou do modem, se for o caso). Se você estiver tendo problemas de acesso via rede Wi-Fi, clique no botão Iniciar, selecione Configurações > Rede e Internet > Wi-Fi, selecione sua rede na lista que será exibida e clique em Conectar (no caso dos portáteis, assegure-se de que o Modo Avião esteja desativado). Se nada disso resolver, desligue o computador e o modem (e o roteador, caso exista), aguarde alguns minutos e ligue tudo novamente. Se ainda assim não funcionar, entre em contato com seu provedor de Internet. 

Por hoje é só, pessoal. Continuamos na próxima postagem. Abraços e até lá.