CONFORME SE TOCA, ASSIM SE DANÇA.
Diferentemente do que ocorria lá pela virada do século
(parece que faz tanto tempo, não é mesmo?, mas passaram-se apenas 15 anos),
quando a lenta e onerosa conexão discada era a modalidade primária de acesso à
Internet, usar um computador desconectado é como rebaixar o dispositivo a mero
substituto da máquina de escrever. E como a banda larga vem se tornando mais
acessível e, consequentemente, presente entre os usuários domésticos a cada dia
que passa, a regra é estar online o tempo todo. Sem mencionar que basta dispor
de um roteador estrategicamente posicionado para contar com sinal em todos os
cômodos da casa e garantir navegação onipresente, bastando para tanto contar
com um smartphone, tablet ou notebook capaz de acessar a rede Wi-Fi.
Se você usa um desktop, all-in-one ou mesmo um notebook “fixo” em sua mesa de trabalho, prefira conectá-lo ao roteador (ou ao modem, conforme o caso) através de um cabo de rede, de modo a obter mais estabilidade e maior velocidade no acesso à Web. Note que alguns portáteis oferecem ainda a possibilidade de conexão via redes móveis (telefonia celular), através de um SIM Card, como num smartphone, mas convém usar esse recurso somente em trânsito ou quando não houver alternativa, já que as “franquias” se esgotam rapidamente, e as operadoras reduzem drasticamente a velocidade (ou suspendem o serviço, conforme o caso) a partir do momento em que o limite contratado para o mês é atingido pelo usuário. Coisa de “país de primeiro mundo”, naturalmente.
Para concluir, cumpre enfatizar que o próprio Windows se
encarrega de diagnosticar problemas de conexão e sugerir as providências necessárias
para sua solução. Caso você tenha dificuldade em se conectar, digite Solução de problemas de rede na caixa
de pesquisas da barra de tarefas e selecione Identificar e reparar problemas de rede.
Se isso não funcionar e você estiver usando uma conexão
cabeada, certifique-se de que as duas pontas do cabo Ethernet estejam conectadas firmemente às portinhas do computador e
do roteador (ou do modem, se for o caso). Se você estiver tendo problemas de
acesso via rede Wi-Fi, clique no botão
Iniciar, selecione Configurações > Rede e Internet >
Wi-Fi, selecione sua rede na lista que será exibida e clique em Conectar (no caso dos portáteis,
assegure-se de que o Modo Avião
esteja desativado). Se nada disso resolver, desligue o computador e o modem (e
o roteador, caso exista), aguarde alguns minutos e ligue tudo novamente. Se
ainda assim não funcionar, entre em contato com seu provedor de Internet.
Por hoje é só, pessoal. Continuamos na próxima postagem. Abraços e até
lá.