quinta-feira, 24 de março de 2016

NOVA AMEAÇA A SMARTPHONES COM SISTEMA OPERACIONAL ANDROID

O DINHEIRO É UMA MANSÃO QUE VOCÊ CONSTRÓI NUM BAIRRO DECADENTE DE PERIFERIA, QUE COMEÇA A DESMORONAR EM PUCOS ANOS. O PODER É UM VELHO E SÓLIDO CASTELO DE PEDRA QUE RESISTE AO PASSAR DOS SÉCULOS.


Milhões de aparelhos Android estão novamente vulneráveis, devido à descoberta de uma nova forma de explorar uma antiga vulnerabilidade já reparada pelo Google. Segundo a, NorthBit ― empresa de segurança baseada em Israel ―, a nova brecha encontrada no Stagefright (biblioteca multimídia do sistema) foi batizada de “Metaphor” e afeta aparelhos com versões de 2.2 a 4.0 e 5.0 e 5.1 do Android.

Segundo a empresa, o ataque funciona “melhor” nos aparelhos Nexus 5 do Google e com algumas modificações para o HTC One, LG G3 e Samsung S5. O ataque é uma extensão de outros desenvolvidos para o CVE-2015-3864 ― uma vulnerabilidade de execução de código remoto que o Google já havia reparado duas vezes.

A companhia de segurança Zimperium  encontrou as primeiras falhas no Stagefright no início de 2015, quando milhões de dispositivos foram afetados. Desde então, o Google tem direcionado repetidamente patches para as brechas no que analistas continuaram a encontrar. A NorthBit publicou um vídeo que exibia um ataque bem-sucedido, no qual a vítima é levada a clicar num link e a permanecer numa página específica da Web por algum tempo, enquanto o exploit realiza seu trabalho (o que pode levar de apenas alguns segundos a dois minutos). Nesse vídeo, a vítima usa um Nexus 6 e abre um link que a direciona para uma página com fotos de gatos, enquanto o NorthBit mostra a atuação do exploit.

Estima-se que cerca de 235 mil aparelhos Android rodam as versões 5.0 e 5.1 e cerca de 40 milhões rodam a versão 2.2. Chris Eng, vice-presidente de pesquisa da Veracode , disse que é provável que o Google resolva a questão rapidamente, mas a distribuição de patches do Stagefright tem sido irregular. “Reparar vulnerabilidades de aplicações é especialmente desafiador para a comunidade Android com um número de diferentes fabricantes e operadoras encarregadas com a responsabilidade de direcionar os reparos para os dispositivos”, disse Eng.

Enquanto isso, barbas de molho!