terça-feira, 29 de agosto de 2017

MICROSOFT - VOCÊ SABIA?

VIRE AS COSTAS PARA A TECNOLOGIA E ELA CHUTARÁ A SUA BUNDA.

A história da Microsoft se confunde com a do Windows, e tanto a empresa ― fundada por Bill Gates e Paul Allen em abril de 1975 ― quanto o programa ― nascido na década de 80 e que se tornou sinônimo de sistema operacional para PCs ― desempenharam um papel preponderante no estrondoso sucesso da evolução da computação pessoal.

Mr. Gates foi alvo de duas postagens recentes, onde eu elenquei alguns mitos e curiosidades sobre o visionário que se tornou multibilionário e passou a dedicar seu tempo (e muito dinheiro) à caridade e a pesquisas visando à cura da AIDS e outras moléstias infectocontagiosas ― semanas atrás, ele doou 64 milhões de ações da Microsoft ― o equivalente a 4,6 de bilhões de dólares ― para a fundação beneficente Bill & Melinda Gates (com isso, dos 24% das ações que chegou a acumular em 1996, ficou com apenas 1,3%, mas continua sendo o segundo maior acionista da empresa, atrás apenas de Steve Ballmer). A seguir, veremos alguns dos mitos, meias verdades e curiosidades que envolvem a gigante do software.

Diferentemente do que muita gente imagina, o Windows não nasceu como um sistema operacional, mas como uma interface gráfica baseada no MS-DOS, que, por sua vez, “nasceu” porque a gigante IMB resolveu lançar seu computador pessoal, e, como não dispunha de um sistema operacional, procurou a Microsoft, supondo (erroneamente) que ela detivesse os direitos autorais do Control Program for Microcomputer. Gates desfez o equívoco, mas aceitou o desafio; só que, em vez de escrever o programa a partir do zero, adquiriu o QDOS de Tim Paterson por US$50 mil, adaptou-o ao hardware da IBM, mudou o nome do programa para MS-DOS e com ele dominou o mercado dos PCs compatíveis.

Outro equívoco comum é atribuir à Microsoft a criação da interface gráfica. Na verdade, desde os anos 70 que a Xerox dispunha de uma Graphical User Interface ― tecnologia baseada em janelas, caixas de seleção, fontes e suporte ao uso do dispositivo apontador criado nos anos 60 pelo engenheiro eletricista Douglas Engelbart ―, conquanto a empresa de Palo Alto só tivesse interesse em computadores de grande porte. Aliás, Steve Jobs fez a lição de casa e incorporou esses conceitos inovadores num microcomputador revolucionário ― quando Microsoft lançou o Windows, a Apple já estava anos-luz à frente.

Linuxistas de carteirinha e defensores do software livre sempre acusaram o Windows de ser um sistema inseguro. Muitos se referiam jocosamente à edição NT (de New Technology) como “Nice Try” (boa tentativa, numa tradução livre, aludindo à facilidade com que o sistema podia ser invadido) ou “colcha de retalhos”, devido ao grande número de remendos lançados pela Microsoft para corrigir bus e falhas críticas. É certo que a segurança nunca foi o forte do Windows, mas também é certo que isso se deve em grande medida ao expressivo número de usuários que o adotaram. Afinal, em sendo possível criar vírus e exploits capazes de atingir milhões e milhões de máquinas, por que ter o mesmo trabalho para infectar as distribuições Linux ou o Macintosh, que contam com um número de usuários muito inferior? Mas a Microsoft sempre se preocupou em corrigir prontamente os problemas identificados em seus produtos, e facilitar ― com o Windows Update e as atualizações automáticas ― a implementação dessas correções pelos usuários.

É incontestável que uma parcela significativa dos produtos Microsoft não foi criada por ela, mas comprada de outros desenvolvedores e reformulada pela equipe de Bill Gates. Além do próprio MS-DOS, mencionado no post anterior, o famoso Internet Explorer é outro bom exemplo, já que a empresa não o escreveu do zero, apenas licenciou o código fonte do Mosaic, da Spyglass Inc., e a partir dele desenvolveu diversas versões do navegador nativo do Windows, que reinou absoluto por mais de uma década, até ser desbancado pelo Chrome, em meados de 2012. Para muitos, a Microsoft não é exatamente uma empresa inovadora, embora isso não a desmereça em nada; afinal, criar uma solução melhor de algo que já existe economiza tempo e evita repetir os erros cometidos por quem partiu do zero. Como dizia Leonardo da Vinci, “o bom artista copia, o grande artista rouba”.

A “musiquinha de abertura” do Windows também merece menção, já que nada menos de oitenta e quatro sons foram testados até que se chegasse à versão final (que hoje nem é mais executada quando o sistema é inicializado, a menos que o usuário modifique as configurações-padrão dos sons do sistema). O tema do Windows foi criado pelo compositor Brian Eno, a quem a empresa de Redmond encomendou um som “inspirador, universal, otimista, futurista, sentimental” com exatos 3,25 segundos de duração.

A PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS

A patuleia é sistematicamente contrária a privatizações, mas por uma razão muito simples: seu projeto de vida é mamar nas tetas estatais. Dias atrás, em entrevista a uma emissora de rádio, um desses luminares reverberou a opinião estapafúrdia da igualmente estapafúrdia ex-presidanta Dilma, para quem a privatização da Eletrobras comprometerá a geração de energia e encarecerá o fornecimento para o consumidor. 

Dilma tem larga experiência nesse assunto. Basta lembrar quem era a ministra de Minas e Energia e presidente do Conselho de Administração da Petrobras por ocasião da vergonhosa negociada envolvendo a refinaria de Pasadena. Ou quem quase destruiu a Eletrobras quando, em 2013, reduziu irresponsavelmente as tarifas de energia ― que subiram feito foguete depois que a calamidade em forma de gente se reelegeu, comprovando o propósito eminentemente eleitoreiro do estratagema. Vale relembrar um trecho do fantasioso pronunciamento que a anta vermelha à nação para anunciar sua proeza:

(...)No caso da energia elétrica, as perspectivas são as melhores possíveis. Com essa redução de tarifa, o Brasil, que já é uma potência energética, passa a viver uma situação ainda mais especial no setor elétrico. Somos agora um dos poucos países que está, ao mesmo tempo, baixando o custo da energia e aumentando sua produção elétrica. Explico com números: como acabei de dizer, a conta de luz, neste ano de 2013, vai baixar 18% para o consumidor doméstico e até 32% para a indústria, a agricultura, o comércio e serviços. Ao mesmo tempo, com a entrada em operação de novas usinas e linhas de transmissão, vamos aumentar em mais de 7% nossa produção de energia, e ela irá crescer ainda mais nos próximos anos. Esse movimento simultâneo nos deixa em situação privilegiada no mundo. Isso significa que o Brasil vai ter energia cada vez melhor e mais barata, significa que o Brasil tem e terá energia mais que suficiente para o presente e para o futuro, sem nenhum risco de racionamento ou de qualquer tipo de estrangulamento no curto, no médio ou no longo prazo. No ano passado, colocamos em operação 4 mil megawatts e 2.780 quilômetros de linhas de transmissão.

ObservaçãoQuando nada, Dilma, a imprestável, serve como fiel da balança para quem não está bem certo se aprova ou reprova seja lá o que for: se a ex-presidente é a favor, é porque o troço não coaduna com os interesses da nação; se ela é contra, pode apoiar sem medo, porque deve ser bom para o Brasil.

Lamentavelmente, estamos a mercê de gente desse tipo, que defende o quanto pior, melhor. De fisiologistas e seus apaniguados, de apedeutas ilustres que apoiam o aparelhamento da máquina pública em interesse próprio. De funcionários públicos ineficientes, de sindicalistas e de gente que presta vassalagem a esquerdistas ilustres, de políticos que só querem se locupletar, desviando recursos das estatais cuja privatização eles repudiam de forma tão veemente. Vade retro, cambada de pulhas!


Confira minhas atualizações diárias sobre política em www.cenario-politico-tupiniquim.link.blog.br/