terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

AINDA SOBRE A PRAGA MULTIPLATAFORMA QUE AFETA WINDOWS, MAC OS E LINUX...

A ESPERANÇA É UM MAL QUE NO MAIS DAS VEZES SERVE APENAS PARA PROLONGAR NOSSO TORMENTO.

Como vimos no post anterior, o Windows e o Linux são mais susceptíveis ao Cross RAT porque trazem o Java pré-instalado ― no Mac OS, o download e a instalação são feitos por demanda do usuário. Se você não faz ideia do que sejam kernel e Java, acompanhe uma breve explanação.

kernel é o “núcleo” do sistema operacional, que é responsável, dentre outras coisas, pela intercomunicação entre o hardware (parte física) e o software (parte lógica) do computador. Cabe a ele gerenciar a máquina e permitir que os aplicativos sejam executados e façam uso dos recursos de hardware disponíveis.

Observação: De certa forma, as atribuições do kernel se confundem com as do BIOS (sigla de Basic Input-Output System), mas o primeiro é parte do sistema operacional (software-mãe), ao passo que o outro é um programinha de baixo nível gravado num chip de memória persistente integrado à placa-mãe do computador. Quando o PC é ligado, o BIOS realiza o POST (auto teste de inicialização), executa o BOOT (mais detalhes nesta postagem), localiza o kernel, carrega-o numa área protegida da memória e dá sequência à inicialização do sistema operacional.

O Java é uma linguagem de programação desenvolvida pela Sun Microsystems na década de 90. O que a torna popular (e, consequentemente, insegura, como veremos mais adiante) é o fato de os programas escritos nessa linguagem serem executados numa Java Virtual Machine. Isso permite aos desenvolvedores criar aplicativos capazes de rodar tanto no Windows quanto no MAC ou no Linux, desde que a JVM esteja instalada.

Sobre a questão da segurança, o problema não está na linguagem em si, mas no plugin ― também chamado de extensão ou add-on ―, que serve para ampliar os recursos e funções de determinados aplicativos como navegadores de internet.

Amanhã a gente continua. Até lá.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: