segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

PRAGA MULTIPLATAFORMA AFETA WINDOWS, MAC E LINUX


LULA LIDERA AS PESQUISAS DEVIDO À IGNORÂNCIA DO POVO BRASILEIRO. ALIÁS, A CADA SEGUNDO NASCE UM IMBECIL NESTE MUNDO, E OS QUE NASCEM NO BRASIL JÁ VÊM COM TÍTULO DE ELEITOR.

Segundo o portal de tecnologia TechTudo, o CrossRATtrojan multiplataforma descoberto no final do mês passado ― infecta computadores com sistemas Windows, Mac OS, Linux e Solaris (sistema operacional desenvolvido pela Oracle). Como já trazem uma versão do Java pré-instalada, o Windows e o Linux são mais suscetíveis do que o Mac OS, onde a instalação do Java precisa ser feita pelo usuário.

O programinha-espião se propaga através de engenharia social, notadamente via links enviados por email, programas mensageiros, Facebook e WhatsApp. Depois de fazer uma varredura na máquina para identificar o kernel (núcleo do sistema operacional), ele instala a versão adequada à plataforma e permite aos cibercriminosos executar comandos remotos, como prints da tela, manipulação de arquivos e execução programas. Um módulo keylogger (destinado a gravar tudo que é digitado no computador) vem embutido no código, mas os pesquisadores ainda não descobriram uma forma de ativar essa função.

O executável que instala o Cross RAT é o arquivo hmar6.jar. Segundo o site VirusTotal, 23 dos 58 antivírus mais populares ― dentre eles o AVG, o Kaspersky, o Avast e o ESET ― são capazes de detectá-lo. Para verificar se seu Windows foi infectado, pressione as teclas Win+R e, na caixa de diálogo do menu Executar, digite regedit. Na janela do Editor do Registro, expanda a chave HKEY_CURRENT_USER e navegue por Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion\ Run. Se a máquina estiver contaminada, você verá um comando que inclui java, -jar e mediamgrs.jar.

Como cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém, mantenha seu antivírus ativo e atualizado e desconfie de qualquer URL enviada por e-mail, aplicativos de mensagens ou redes sociais, mesmo que provenha de contatos supostamente confiáveis.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: