terça-feira, 19 de junho de 2018

PT PROCURA CANDIDATO À PRESIDÊNCIA



Setores influentes do PT têm defendido em conversas internas que o partido aproveite o período de relativa tranquilidade política, durante a Copa do Mundo, para sondar cenários no caso de Lula ser impedido de disputar as eleições. O objetivo seria apenas preparar o partido para a hipótese (?!) de o criminoso condenado ser barrado, e não representaria algum tipo de questionamento à estratégia petista de manter sua candidatura até o fim. O argumento é saber qual é o perfil preferido pelos eleitores, testar nomes e a capacidade de transferência de votos do líder encarcerado.

Gleisi Hoffmann — que será julgada nesta semana por corrupção e lavagem de dinheiro — vem tentando melar o debate, mas conversas sobre estratégias sem Lula têm sido inevitáveis. Na semana passada, o tema veio à tona em reunião de uma espécie de conselho político informal criado por “narizinho” e integrado por membros da Executiva do PT e ex-ministros, como Franklin Martins, Fernando Haddad, Aloizio Mercadante e Paulo Vannuchi, e petistas históricos como Rui Falcão e José Genoino. Em conversas reservadas, vários deles admitem que a candidatura de Lula é um ativo político precioso, mas inviável do ponto de vista legal e, portanto, o PT precisa sondar cenários e, no devido tempo, iniciar o processo de substituição.

Também na semana passada, Lula deixou claro que deseja um vice de fora do PT, barrando o movimento de governadores petistas que defendiam um nome partido, que, confirmado o impedimento do chefe, assumiria a cabeça de chapa. No entanto, o plano esbarra nos nomes disponíveis. Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente José Alencar, é o nome dos sonhos, mas está filiado ao PR, com aval do ex-presidente. Setores do PR apoiam a candidatura de Jair Bolsonaro, e o senador Magno Malta chegou a ser sondado para vice.

Isso está parecendo o PCC, onde os líderes comandam, de dentro dos presídios, ações criminosas dos membros da quadrilha que estão em liberdade. Só no Brasil, mesmo.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: