terça-feira, 19 de junho de 2018

WINDOWS 10 — INICIALIZAÇÃO EMPACADA


NÃO SE PODE MUDAR O VENTO, MAS PODE-SE AJUSTAR AS VELAS DO BARCO PARA CHEGAR ONDE SE QUER IR.

Já vimos que o Windows, diante de algum problema que o impeça de reiniciar, procura corrigir o erro, carregar a última configuração válida ou, em determinados casos, abrir a tela das opções de inicialização avançadas, que permite ao usuário restaurar o PC a um ponto anterior ou reinstalar o sistema (preservando ou não os arquivos pessoais).

Em teoria, isso é muito bonito, mas, na prática, a teoria pode ser outra, de modo que é bom saber que há dois caminhos a seguir se você tomar um chá de ampulheta e seu PC não exibir nem mesmo a tela de boas-vindas.

O primeiro é forçar o desligamento do aparelho (basta manter o botão de energia pressionado por cerca de 5 segundos) e tornar a ligá-lo em seguida. Se o Windows não carregar, repita esse procedimento por três vezes consecutivas para acessar a tela das opções de inicialização avançadas.

Se nem isso funcionar, reinicie o PC mantendo a tecla <Shift> pressionada. Em tese, isso fará com que a janela de solução de problemas seja exibida. Se der certo, clique em Solução de Problemas > Opções avançadas > Configurações de inicialização > Reiniciar e selecione a opção Modo seguro com rede.

Observação: Se você religar o aparelho mantendo a tecla <Shift> pressionada e a tela em questão não for exibida, repita o procedimento tentando <Shift+F2> ou <Shift+F11>, já que isso pode variar conforme o fabricante do computador. Não custa procurar essa informação no manual do aparelho; com um pouco de sorte, você a encontrará por lá.

A partir da tela de solução de problemas, você pode tentar executar a restauração do sistema ou outra medida que eventualmente faça o aparelho voltar a funcionar. Se não resolver, repita o procedimento para reiniciar no modo seguro, acesse o prompt de comando e execute o chkdsk (na tela de prompt, digite CHKDSK /F /R e pressione Enter). Concluída a verificação e corrigidos eventuais erros, reinicie a máquina e veja o que acontece. 

Se necessário, repita os passos sugeridos linhas atrás. Em último caso, tente usar uma unidade de resgate para reinstalar o Windows, conforme a gente viu nas postagens anteriores.

Boa sorte. 

Visite minhas comunidades na Rede .Link: