quarta-feira, 4 de julho de 2018

E MAIS DICAS DE SEGURANÇA ONLINE


EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO, POLÍTICO É QUE NEM PANFLETEIRO. ANDA O DIA TODO PARA ENTREGAR PAPÉIS QUE NINGUÉM QUER RECEBER.

Prosseguindo com as dicas de segurança:

1 — O Windows é multitarefa, mas você não precisa ser. Pesquisas recentes revelam que, além de afetar a concentração e a produtividade, fazer várias coisas ao mesmo tempo também compromete a segurança. Afinal, navegar na Web abstrai, e com tantas distrações na tela, os internautas tendem a prestar menos atenção aos arquivos que abrem, links em que clicam e aplicativos que descarregam em seus dispositivos. Então, esqueça as abas do seu navegador e concentre-se no que você está fazendo — seja o que for, você irá fazê-lo mais rápido, melhor e com mais segurança.

2 — A curiosidade matou o gato, diz um velho ditado. Mas a satisfação o ressuscitou, dirão alguns. Talvez, mas clicar num link apenas por considerá-lo interessante pode não ser uma boa ideia. Os motivos são óbvios, razão pela qual é desnecessário descer a detalhes.

3 — Quantas vezes, ao instalar um app ou utilizar um webservice qualquer, você se deu ao trabalho de ler as condições de uso? Nenhuma, eu diria. E é justamente dessa negligência que os desenvolvedores se aproveitam, já que quase ninguém sabe o que vem de embrulho no contrato de seus produtos e serviços. Aliás, 83% dos aplicativos têm acesso a contas, contatos, mensagens, chamadas e arquivos — acesso que foi permitido lá no começo, quando, por preguiça ou descaso, o usuário concordou com tudo sem ler nada. Portanto, invista alguns minutos na leitura das cláusulas antes de simplesmente clicar em sim, yes, concordo, next... Para facilitar, use e abuse do EULAlyzer, que pode ser baixado gratuitamente (para uso pessoal) do  site do fabricante. Depois de instalar esse programinha, você obterá de maneira fácil e rápida um relatório conciso do conteúdo potencialmente perigoso.  

4 — De todas as contas on-line que você tem, quantas você realmente usa? E em quais delas você utiliza a mesma senha? Imagine o que aconteceria se o banco de dados de um desses serviços (que você nem se lembra de ter se cadastrado) for invadido e os dados dos usuários, comprometidos. Com isso, seu e-mail, número de telefone, senha e outras informações pessoais estarão expostas sem que você nem imagine para quem. Portanto, crie senhas individuais, fortes, evite reutilizá-las e, tão importante quanto, elimine todas as contas que você não usa mais (para saber mais, leia a sequência de postagens iniciada por esta aqui).

5 — Muito cuidado com aquilo que você publica nas redes sociais. Pessoas mal-intencionadas podem usar fotos e outras informações para os mais variados propósitos, dentre os quais o roubo de identidade. De acordo com a Kaspersky Lab, apenas 7% dos internautas não compartilham informações em suas redes — pense bem se vale a pena fazer parte dos outros 93%, que escancaram sua privacidade na Web.

Continua na próxima postagem.

Visite minhas comunidades na Rede .Link:
http://informatica.link.blog.br/
http://cenario-politico-tupiniquim.link.blog.br/
http://acepipes-guloseimas-e-companhia.link.blog.br/