quarta-feira, 3 de abril de 2019

NOVA ATUALIZAÇÃO DE RECURSOS DO WINDOWS 10 — CONCLUSÃO


TODA HISTÓRIA TEM TRÊS VERSÕES. A MINHA, A SUA E A VERDADEIRA.

Para fechar esta trilogia sobre a próxima atualização de recursos do Windows 10 e a possibilidade de ela trazer problemas para os usuários — o que não se espera, mas que também não seria um fato inusitado —, vale lembrar que, quando o PC não consegue reiniciar por algum motivo, inclusive devido a uma atualização problemática, o Windows tenta, pela ordem, se recuperar da falha, carregar no modo de segurança ou exibir a tela das opções avançadas de inicialização (mais detalhes nesta sequência de postagens).  

Segundo a Microsoft, a partir da próxima atualização de recursos, o sistema deverá desinstalar automaticamente as atualizações problemáticas e exibir a mensagem “removemos algumas atualizações instaladas recentemente para recuperar o dispositivo de uma falha de inicialização” (vide figura que ilustra esta postagem). Além disso, a instalação do patch problemático ficará bloqueada pelos próximos 30 dias — tempo suficiente para que a Microsoft e seus parceiros investiguem o problema e implementem as devidas correções.

A empresa informa ainda que esse aprimoramento já está disponível para os participantes do programa Windows Insider nas builds 18351 e posterior (versões de testes da atualização que será lançada no mês que vem), e que deve contemplar também os usuários “comuns” a partir atualização de abril, quando então os usuários da versão Home do Windows 10 poderão adiar atualizações, a exemplo do que é permitido na Professional.

Observação: As atualizações do Windows 10 são regidas por uma política que você pode consultar clicando aqui — caso não tenha interesse, não clique, mas tenha em mente que os updates são cumulativos e que é preciso instalar todos eles para que produto continue recebendo suporte (para mais detalhes, clique aqui e aqui). Para saber mais sobre versão, compilação e build no Windows 10, clique aqui.

Até lá, como seguro morreu de velho, recomendo adotar as providências que eu sugeri na postagem anterior. Afinal, cautela e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém.