quinta-feira, 30 de maio de 2019

BUG NO WINDOWS 10 IMPEDE A RESTAURAÇÃO DO SISTEMA APÓS UMA ATUALIZAÇÃO


SE VOCÊ SE SENTE SÓ, É PORQUE ERGUEU MUROS EM VEZ DE PONTES.

Até o lançamento do Windows Millennium Edition, o usuário que deparasse com instabilidades ou travamentos que não conseguisse solucionar revertendo uma atualização de driver problemático ou desinstalando um aplicativo incompatível ou malcomportado, por exemplo, ou reinstalava o sistema ou tentava restabelecer a última configuração válida através do Scanreg

Como era preciso recorrer ao prompt de comando para acessar uma lista de backups do registro e escolher, por tentativa e erro, uma que funcionasse, muita gente não conhecia ou não sabia usar esse recurso — para gáudio dos computer gays, que faturavam uns trocados formatando a unidade do sistema e reinstalando o Windows do zero (coisa que a maioria dos usuários domésticos também não sabia fazer). 

Sensível ao problema, a Microsoft implementou a Restauração do Sistema no Win ME, que foi lançado a toque de caixa para aproveitar o apelo mercadológico da chegada do ano 2000. Além de ser mais eficiente que o Scanreg, o novo recurso era (e continua sendo) executado a partir da interface gráfica do sistema, o que facilitou bastante sua utilização (mais detalhes nesta postagem).

Dias atrás, a Microsoft identificou um bug (erro de programação) que se manifesta quando se tenta restaurar o Windows 10 após uma atualização (o computador não reinicia, e uma mensagem de erro com o código 0xc000021a é exibida na tela). Isso porque, durante a restauração, o Windows armazena temporariamente os arquivos que estão em uso e salva as informações em um registro. Quando o computador reinicia, ele restaura os arquivos em etapas, preparando os que têm extensão ".sys" para serem restaurados primeiro. Devido ao tal bug, os drivers anteriores são carregados antes que as novas versões sejam restauradas, e o processo é interrompido (mais detalhes nesta postagem).

Enquanto trabalha para resolver o problema, a empresa recomenda executar a restauração do sistema somente pelo WinRE (Ambiente de Recuperação do Windows). Para isso, deve-se clicar em Iniciar > Configurações > Atualização e segurança > Recuperação > Opções avançadas > Reiniciar agora e, quando o WinRE for carregado, clicar em Solução de problemas > Opções avançadas > Restauração do sistema.